Museu receberá atividades especiais e uma exposição temporária com obras do artista Ricardo Carvão

Na próxima semana, dia 09 de abril, será comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional do Aço. A data será celebrada pelo MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal com uma programação especial dedicada a conhecer mais sobre este metal, suas aplicações, tecnologias aplicáveis e sua relevância para o estado de Minas Gerais, que é um dos maiores polos da indústria siderúrgica no país.

Desenvolvido em 1856, a partir da junção entre ferro e carbono, o aço se tornou um dos metais mais comuns do mundo e é amplamente utilizado desde a agricultura, passando pela construção civil, indústria automobilística, equipamentos domésticos e embalagens, movimentando uma grande cadeia econômica que envolve diversos setores da indústria.

No MM Gerdau, além de conhecer mais sobre essa história visitando exposições permanentes como o “Espaço do Aço” em um ambiente que traça uma linha do tempo com abordagem interativa e tecnológica sobre o tema, o público contará ainda com atividades especiais e educativas que abordam “Os metais e os sistemas de transporte” entre os dias 02 e 26 de abril.

O aço será ainda tema de uma exposição exclusiva do artista Ricardo Carvão que inaugura a “Sala de exposições temporárias” do Museu. Nomeada “Ressignificando o aço: 40 anos de Ricardo Carvão”, a exposição, que conta com apoio da Gerdau, fica em cartaz entre 11 de abril e 09 de junho e traz ao MM Gerdau as obras do artista-plástico paraense que utiliza o aço como matéria-prima de suas obras desde 1979, sempre valorizando formas geométricas e reutilização de materiais.

Inspirado pela natureza, música e por uma evolução de suas próprias obras, Ricardo Carvão assina importantes monumentos que podem ser visitados pelo público em Belo Horizonte. Entre os destaques estão “Monumento à Paz”, comemorativo da visita do Papa João Paulo II à capital em 1982, “o Voo”, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, de 1984, e “Liberdade”, na Praça da Liberdade, de 1991.

Ações educativas “Os metais e os sistemas de transporte”

Oficina “Trem Eletromagnético Caseiro” – Os eletroímãs e o transporte sobre trilhos

Data: De 02 a 26 de abril

Horário: De terça a sexta, das 13h às 17h30, e às quintas, das 16h às 21h.

Classificação etária: Livre

Coleção do Mês: “Os metais e os sistemas de transporte” – elementos que podem ser incorporados ao aço para melhorar suas propriedades

Data: De 02 a 26 de abril

Horário: De terça a sexta, das 13h às 17h30, e às quintas, das 16h às 21h.

Classificação etária: Livre

Exposição Ressignificando o aço: 40 anos de Ricardo Carvão”

Datas: 11/04 a 09/06

Horário: Terça a domingo, das 12h às 18h, e nas quintas-feiras, das 12 às 22 horas

Sala de exposições temporárias

Toda a programação é gratuita.

Conheça o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, onde funciona o espaço cultural, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas. O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h e apresenta uma programação para todas as idades. A entrada é franca.

Serviço:

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Endereço: Prédio Rosa – Praça da Liberdade

Horário de funcionamento:

Terça a domingo – 12h às 18h

Quinta-feira – 12h às 22h

Toda última terça-feira do mês – 12h às 17h