Maristela Bretas
James Cameron deixa novamente sua marca oferecendo ao público “Alita: Anjo de Combate”, um filme de muita ação, efeitos visuais espetaculares (como fez com “Avatar” – 2009). O produtor conduziu o longa bem ao seu estilo, dividindo os louros com o diretor Robert Rodriguez (de “Sin City – A Cidade do Pecado”, de 2005). O resultado desta união é um live-action de qualidade técnica excelente, que fica ainda melhor quando assistido em 3D e, principalmente Imax.
“Alita: Anjo de Combate” lembra em alguns momentos a história de “Elysium” (2013), com Matt Damon, em que os habitantes pobres e sem recursos precisam viver num planeta destruído, enquanto os ricos vivem numa estação espacial. Em “Alita”, a ação se passa no ano de 2563 e os pobres vivem na Cidade de Ferro, um gueto multiracial marginalizado destruído, superpovoado e dominado por Nova, comandante de Zalem, a única cidade voadora remanescente após A Queda, a guerra intergalática. É lá que vivem os mais abastados e escolhidos, esbanjando recursos. Claro que quem está embaixo não se conforma e é capaz de qualquer coisa para conquistar seu direito de subir à estação voadora.
Nesse ambiente, uma ciborgue semi destruída é encontrada por um cientista no lixão da cidade e reconstruída por ele, recebendo o nome de Alita. Aos poucos ela vai recuperando sua memória e descobre que uma máquina extremamente avançada de combate com grande conhecimento de artes marciais e pode representar um perigo aos dominadores dos dois reinos. Enquanto busca informações sobre seu passado, trabalha como caçadora de recompensas e se envolve com um dos colaboradores do cientista.
A atuação de Rose Salazar como Alita é perfeita, chega a dar dúvida entre a máquina e a atriz que a interpreta. O filme é baseado na série de mangás homônima de Yukito Kishiro. Veja abaixo como foi a gravação do personagem e a captura dos movimentos de Salazar.
No elenco estão também Christoph Waltz, como o cientista Dr. Ido, Jennifer Connelly; como a cirurgiã Chiren; Mahershala Ali, como Vector , que comanda a Cidade de Ferro; Keean Johnson, como o jovem Hugo; Jackie Earle Haley, como o gigantesco meio ciborgue Grewishka e Ed Skrein, como o caçador de recompensas Zapan.
Apesar de uma história comum já contada em outrras produções, Alita: Anjo de Combate” é diferente por prender o espectador com uma ação constante que empolga, muitos efeitos e a perfeição do personagem. Só isso já vale o ingresso. Uma boa opção para quem gosta deste tipo de filme.
Ficha técnica:
Direção: Robert Rodriguez
Produção: 20th Century Fox / Lighstorm Entertainment
Distribuição: Fox Film do Brasil
Duração: 2h02
Gêneros: Ação / Ficção científica
Países: EUA / Argentina / Canadá
Classificação: 14 anos
Nota: 3,5 (0 a 5)