As mãos que habitualmente estão acostumadas a guiar o volante e passar marchas foram as mesmas a segurar o prêmio como reconhecimento da dedicação e responsabilidade no trânsito. O motorista da linha 65 do Move (Estação Vilarinho/Centro), José Teodoro dos Reis, da Rodap Operadora de Transporte, conquistou o primeiro lugar na 58ª edição do concurso Motorista e Motociclista Padrão de Minas Gerais, na categoria Transporte Coletivo de Passageiros Urbanos. A entrega do prêmio, organizado pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), foi realizada na segunda-feira, dia 26 de novembro, no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). José Teodoro foi vencedor deste mesmo prêmio em 2011.

A premiação é uma homenagem aos profissionais que se destacaram por boas práticas e bons exemplos na condução dos veículos. O objetivo é valorizar e incentivar atitudes cidadãs no dia a dia do trânsito, comprometidas com a segurança e com o desenvolvimento de uma cultura de respeito às leis.

No total, 204 motoristas concorreram na edição 2018 em seis categorias. Para participar do prêmio, os motoristas deveriam ter, no mínimo, cinco anos de habilitação nas categorias A, B, C, D ou E, além de conduzir veículos de transporte escolar; táxi; transporte coletivo de passageiros; transporte de carga; transporte de emergência hospitalar; de órgãos públicos para transporte de pessoas ou cargas; motocicleta e transporte de pessoa ou carga (mototaxista ou motofretista).

A comissão julgadora do concurso foi composta por membros das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, BHTrans, do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) e de outras entidades ligadas ao setor.

O presidente do Grupo Rodap, Eloisio Silveira, parabenizou os ganhadores e destacou os 47 anos de atividades da empresa no transporte coletivo da capital, sempre com um profissional premiado em cada edição do concurso. “Atuamos há quase 50 anos no transporte coletivo da Grande BH, sempre buscando oferecer as melhores condições de trabalho para nossos motoristas. Temos a responsabilidade de transportar diariamente, com segurança, vidas humanas, o bem mais precioso dessa nação, trabalhadores que fomentam o progresso da nossa cidade”, disse. “O diferencial é cumprir a lei, respeitar o trânsito e, principalmente, conservar bons valores. Trânsito não é só dirigir um veículo. Tem de respeitar o próximo”, afirmou.

Para o diretor-geral do Detran-MG, Alessandro Amaro da Matta, os ganhadores são exemplos de que é possível fazer o trânsito mais humano e seguro. “Se todos os motoristas seguissem os exemplos dos agraciados, certamente teríamos um trânsito mais seguro e com menos acidentes”, frisou.

Na avaliação da coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Adriana Pires Soares, o respeito às leis e a gentileza são as palavras-chave para uma boa conduta no trânsito. “Esse prêmio é uma maneira de homenagear aqueles motoristas que adotam boas práticas, além de incentivar os demais”, finalizou.

VENCEDOR COMENTASEGREDO” PARA PREMIAÇÃO

“Tenho orgulho de ser motorista, gosto do que faço, é uma profissão importante e de valor. Procuro sempre ser uma pessoa cordial e serena, principalmente quando encontramos pessoas irritadas nos outros veículos”, revela Teodoro, como é popularmente conhecido. Ele é motorista de transporte coletivo desde 1986 e entrou para o setor em 1983 como agente de bordo. Na Rodap, trabalha há 20 anos.

Quieto, centrado e de poucas palavras, Teodoro é um homem de 60 anos. Natural da cidade de Jequeri, Zona da Mata mineira, é casado e pai de três filhos adultos. Atualmente, mora no bairro Minas Caixa, em Belo Horizonte. Às 5h32 da manhã, inicia a sua primeira viagem à frente da linha 65 do Move e, às 12h35, conclui o expediente.

Teodoro considera que o período da tarde é fundamental para estar em casa e descansar bem. Ele ressalta que gosta de ficar com a família, ver televisão e jogar baralho com os amigos, quando possível. “O segredo é estar bem descansado, porque o trânsito exige muito da mente da gente. Observo muitos pedestres atravessarem as vias de maneira irregular e, por isso, é preciso redobrar a atenção”, destacou. “Trânsito no dia a dia não é fácil. Mas, com muita dedicação e gosto pelo que se faz, a gente chega lá”, concluiu.

CRITÉRIO

Daniele Cristina do Nascimento Sousa, assistente de recursos humanos da Rodap – Unidade Venda Nova, afirma que Teodoro é um funcionário exemplar e um dos mais antigos. Ela conta que uma comissão interna da empresa fez um levantamento criterioso dos motoristas que se enquadravam nos parâmetros do concurso. Assim, foram indicados de 15 a 20 motoristas das quatro unidades da Rodap. “O reconhecimento é muito gratificante para a empresa. Buscamos sempre a qualidade no atendimento ao cliente, a qualidade nos nossos serviços prestados. Criteriosamente, monitoramos os operadores e também ministramos treinamento para eles, desde o atendimento ao usuário até cursos mais específicos”, destacou.

LISTA COMPLETA DOS HOMENAGEADOS

TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS URBANO

1º Lugar: José Teodoro dos Reis

2º Lugar: Donizete Pinto Lara

TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS METROPOLITANO

1º Lugar: Ezequiel dos Santos

2º Lugar: Gilmar Marcelino Duarte

TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS RODOVIÁRIO

1º Lugar: Sebastião da Silva Gomes

2º Lugar: Carlos Alberto Gomes Moreira

TRANSPORTE DE CARGA

1º Lugar: Júlio César dos Santos

2º Lugar: Danúzio Marcone Santos

TÁXI

Geraldo Pereira de Almeida

TRANSPORTE DE ÓRGÃO PÚBLICO

1º Lugar: Marco Antônio Santos Said

2º Lugar: Jonatã Feiber Castro