Plantão psicológico durante o expediente, atividades de integração entre os funcionários, premiações, brindes e cartilha de benefícios promovem a valorização e estimulam a satisfação e a produditivade na indústria mineira referência na produção de laticínios
Depois do Japão, o Brasil é o país com o maior número de casos de burnout no mundo, como aponta a Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA). Essa síndrome, caracterizada por um estado de exaustão física e emocional devido a condições de trabalho desgastantes, está diretamente ligada à queda de produtividade e já afeta cerca de 30% dos trabalhadores no país, segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt).
Com esses dados preocupantes, nos últimos anos a discussão sobre saúde mental no trabalho se tornou imprescindível para as corporações. O próprio Ministério do Trabalho e Emprego alterou, em 2025, a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), incluindo em sua agenda a proteção da saúde psicológica dos trabalhadores. A partir do dia 26 de maio deste ano, a questão deixa de ser opção e se torna uma obrigação para os patrões. Com essa definição, muitas empresas correm atrás de ações que possam reduzir o estresse causado pelo trabalho no dia a dia.
Na busca de se distanciar dessa realidade, muitas empresas já apresentam essa preocupação com os seus trabalhadores e investem em ações positivas em prol do bem-estar. É o caso da Trevo Lácteos, indústria mineira referência em laticínios no país. A companhia conta com uma cartilha de benefícios que se destaca no mercado, fornecendo auxílios como plantão psicológico durante o expediente, atividades de integração entre os funcionários, premiações, brindes e kits como kit merenda e material escolar para os filhos de funcionários.
Felicidade do colaborador é sinônimo de crescimento
Camila Gonçalves, psicóloga e analista de Recursos Humanos da Trevo Lácteos, afirma que a preocupação com o colaborador faz a diferença no seu desempenho. “Desde que começamos a implementar medidas como plantão psicológico e momentos de premiação entre os funcionários, o rendimento e a satisfação também cresceram”, reforça a especialista.
A afirmação de Camila é baseada em dados coletados pela empresa através da plataforma Feedz. Nela, é possível avaliar o próprio desempenho e o de outros funcionários, dar feedbacks e compartilhar o seu termômetro de humor com os colegas. “Através desse aplicativo, coletamos dados sobre o dia a dia de nossos funcionários e conseguimos ter noção da sua satisfação com a empresa. Além disso, é importante para traçarmos nossos próximos passos na garantia de um ambiente de trabalho cada vez melhor”, conta Camila. A analista afirma ainda que a equipe da Trevo é muito engajada na plataforma, o que faz total diferença nos resultados.
Agnaldo Barbosa, operador de caldeira na Trevo há 21 anos, reconhece que os benefícios estão cada dia melhores. “Temos acesso a planos de saúde e odontológicos, recebemos doação de produtos, além de vários benefícios para os filhos. Essas melhorias me fazem querer continuar na empresa por muitos anos, contribuindo com a equipe, que se tornou como uma família para mim”, declara o funcionário.
Ambiente acolhedor
Outro fator importante quando se trata de ambiente de trabalho é o clima amigável entre colaboradores. Camila afirma que a relação construída pelos funcionários da Trevo, principalmente após as medidas de valorização do trabalhador é de confiança. “Aqui na Trevo, o acolhimento e o respeito são essenciais. Se algum funcionário apresentar qualquer tipo de incômodo, o nosso plantão psicológico está ao seu dispor para ajudar na resolução de qualquer conflito, seja no trabalho ou na vida pessoal”, enfatiza a psicóloga.
Para construir essa relação de amizade, a empresa apostou também na criação de ambientes como sala de descanso comum e individual e área de lazer com sinuca e totó, onde os colaboradores podem interagir com os colegas. Além disso, o restaurante da empresa promove regularmente festas temáticas como Dia de Praia ou Dia de Hollywood, em que a sala é decorada e o cardápio é adaptado para a temática escolhida, trazendo mais engajamento da equipe.
Cuidado com a família
Outro pilar da companhia é a preocupação não só com o colaborador, mas também com a sua família. Medidas como kit merenda, kit material escolar, plano de saúde e odontológico familiar, auxílio creche e kit maternidade são alguns dos auxílios prestados para as famílias de funcionários da Trevo Lácteos.
Késsia Gomes, auxiliar de logística da Trevo Lácteos, é testemunha desse cuidado. A colaboradora, que trabalha na empresa há quase dois anos, recentemente entrou de licença-maternidade e se sentiu acolhida pelos colegas. “Desde quando descobri que estava grávida a reação de todos foi muito positiva. Quando precisei sair do trabalho para consultas médicas ou senti mal-estar, me acompanharam sem questionamentos”, conta Késsia.
“Estar grávida e saber que trabalho em um local seguro e acolhedor e principalmente, que não vai me dispensar por causa do período de afastamento faz muito bem para a minha saúde e do bebê”, acrescenta Késsia.