Grupo “Chorando em Cordas” apresenta repertório comentado sobre a origem e a evolução do choro no Brasil

Em homenagem ao Dia Nacional do Choro – celebrado em 23 de abril –, a Casa Fiat de Cultura promove uma edição especial do projeto Música na Capela. No dia 27 de abril, domingo, às 11h, o grupo “Chorando em Cordas” conduz o público por uma viagem musical que revela a história, os estilos e a riqueza desse que é o primeiro gênero musical genuinamente brasileiro. O evento tem entrada gratuita e será realizado na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura. O espaço está sujeito à lotação. 

Formado pelo músicos João GabrielMatheus Felix e Rodrigo Zolet, o grupo “Chorando em Cordas” faz referência ao clássico Trio Surdina, marco da música brasileira nos anos 1950, que conectava o choro da era do rádio à bossa nova. Com repertório que atravessa diferentes épocas e influências, a apresentação vai destacar nomes essenciais do choro, como Chiquinha Gonzaga(1847–1935) ePixinguinha (1897–1973), cujo aniversário inspirou a criação da data comemorativa. Durante a apresentação, os músicos também vão conversar com o público, explicando o contexto histórico das canções e os diferentes timbres dos instrumentos.

Desde 2015, o Música na Capela busca ampliar a formação musical do público, ao oferecer apresentações de experientes corais e grupos de câmara, com repertório diversificado e acesso gratuito. O programa é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Stellantis, da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.   

SERVIÇO

Música na Capela com o grupo “Chorando em cordas”
27 de abril de 2025, domingo, às 11h, na Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura
Espaço sujeito à lotação
Entrada gratuita