Com planejamento estratégico e investimentos do grupo alemão Erhmann, a empresa mineira vai lançar novos produtos e ampliar sua participação em novos mercados pelo país
Um dos maiores produtores de leite do mundo, o Brasil tem demonstrado uma rápida recuperação no setor, mesmo diante de desafios impostos nos últimos anos como os decorrentes de mudanças climáticas, custos de produção, por exemplo. Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o país registrou crescimento de 1,57% nos primeiros nove meses de 2024 em relação ao mesmo período de 2023.
A Trevo Lácteos, uma das maiores indústrias de laticínios do país, segue a tendência de crescimento no mercado lácteo brasileiro. A empresa com sede em Sete Lagoas (MG), prevê um crescimento de 25% e um faturamento de R$ 400 milhões em 2025. Os numeros expressivos são decorrentes de um cenário promissor com o aumento de consumo lácteos e de um plano estratégico que que inclui investimentos constantes da Ehrmann. Desde que chegou à Trevo em 2018, quando adquiriu 51% da empresa, a Erhmann tem apostado no potencial da indústria mineira. Em 2023, a gigante alemã com presença em mais de 70 países, adquiriu a totalidade da Trevo Lácteos e tem fortalecido as ações de gestão profissional.
Investimento
Para alcançar a meta de 2025, a Trevo Lácteos tem um plano de ações bem estruturado que inclui a ampliação de sua linha de produtos, com ampliação de mais de 40% da sua capacidade produtiva, além do lançamento de 14 novos itens em unidade (SKUs). Os novos produtos chegam ao mercado nacional com a marca Erhmann, que tem mais de 100 anos de tradição, e tem investido pesado na Trevo desde que iniciou sua participação na empresa. Desde 2023, a holding alemã já investiu cerca de R$ 70 milhões na indústria mineira, com um crescimento contínuo resultando no aumento da capacidade fabril, ampliação da presença digital da marca e fortalecimento da equipe de merchandising.
Expansão
Atualmente, a Trevo Lácteos está presente em mais de 10 mil pontos de vendas em todo o sudeste do país, além de Brasília, Goiás, Bahia, Pernambuco e Mato Grosso. Com 59% das suas vendas concentradas em Minas Gerais, a empresa tem planos de expansão para outras regiões.
Além da nova linha de produtos, a Trevo Lácteos também conta com um plano de ampliação nacional para fortalecer sua presença em novos mercados. A estratégia visa aumentar a presença nas gôndolas de redes supermercadistas nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e no Distrito Federal.
“A expectativa é estender nosso market share no cenário nacional e ampliar nossa carteira de clientes, assumir a excelência no atendimento e chegar a 46% das nossas vendas nas regiões”, comenta Guilherme Gama, CEO da Trevo Lácteos.
Sobre a Trevo
Com mais de 30 anos de história, a Trevo Lácteos se consolidou como uma das principais empresas de laticínios de Minas Gerais. Assinando as marcas Apreciare, Trevo, Trevo Kids e Pulsi, a Trevo oferece ao mercado um mix de mais de cem produtos derivados do leite: iogurtes, bebidas lácteas, leite fermentado, petit suisse e sobremesas.
Sempre atenta às inovações de mercado, a Trevo Lácteos foi a primeira indústria a produzir iogurte grego no Brasil, com o lançamento de sua marca Apreciare em 2010. A empresa também foi a pioneira no mercado de Kefir, um alimento probiótico que auxilia na flora intestinal.