As vendas de Natal na capital mineira apresentaram melhor desempenho para 54,24% dos comerciantes, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o tíquete médio da temporada foi 8% superior ao de 2023, atingindo R$ 291,89.
 

“As vendas foram positivas e cumpriram com as expectativas dos empresários. Os comerciantes se engajaram com a data e realizaram publicidade, decoração especial e investiram em um mix de produtos. Tudo isso contribuiu para que o consumidor ficasse mais motivado a comprar”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
 

Ainda de acordo com o levantamento da entidade, o pagamento à vista foi o de maior recorrência (70,4%), sendo: à vista no cartão de crédito (49,2%), transferência eletrônica – PIX, TED, DOC (19,5%) e cartão de débito (1,7%). Já o pagamento parcelado (29,7%) foi realizado com uma média de sete parcelas.
 

As estratégias de impulsionamento de vendas mais utilizadas foram divulgação dos produtos (51%), decoração da loja (20,8%), variedade de produtos (5,7%), flexibilidade de pagamento (4,2%), oferta de descontos (2,6%) e distribuição de brindes (2,1%).