Em uma noite de celebração, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais (IBEF-MG) premiou os maiores destaques do mercado financeiro mineiro em 2024. A cerimônia, realizada no dia 5 de dezembro no Minas II, marcou a 39ª edição do Prêmio O Equilibrista. Marcaram presença associados da entidade, lideranças do mercado financeiro, empresários, autoridades e imprensa.
Executivo do ano
Guilherme Carrara, CFO e Diretor Financeiro da AeC, foi eleito o Executivo de Finanças do ano. Com uma trajetória de sucesso marcada pela ética e pela entrega de resultados, Carrara agradeceu a homenagem e destacou a importância de transformar desafios em oportunidades.
Empresa Destaque ESG
A BH Airport foi reconhecida como a empresa Destaque ESG do ano, pelo seu projeto inovador de energia limpa para aeronaves. A iniciativa, que reduz significativamente as emissões de carbono, ruído e gera economia para as companhias aéreas, demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade. Daniel Miranda, CEO da BHAirport, destacou o compromisso da concessionária com a sustentabilidade sem perder o foco nos resultados. “É importante quebrar paradigmas e demonstrar que podemos conciliar, investimentos em sustentabilidade com geração de resultados e desenvolvimento dos negócios”.
Personalidade ESG 2024
Por merecimento e em reconhecimento pelas iniciativas e os investimentos em ESG em Minas Gerais, a homenageada como a Executiva de Destaque, a “Personalidade ESG 2024” -foi diretora jurídica, relações internacionais e sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil, Marina Guimarães Soares, que recebeu a homenagem das mãos do Conselheiro de empresas e professor da Fundação Dom Cabral (FDC), Carlos Braga.
Menção Honrosa
Durante o evento, Alexandre Barcelos, vice-presidente Corporativo de Finanças e TI da ArcelorMittal e vice-presidente Executivo do Instituto Brasileiro de Finanças de Minas Gerais (IBEF-MG), homenageou com “menção honrosa” o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio. Segundo Barcelos, Passalio foi homenageado por sua forte atuação à frente da secretaria na captação de investimentos para Minas Gerais. “É um trabalho muito importante que está sendo realizado que interfere positivamente na economia e nas finanças do Estado e nas finanças das empresas”, finalizou.
A noite ainda revelou surpresas para seis profissionais que foram homenageados por suas atuações decisivas nas tomadas de decisões nas áreas financeira e de negócios em suas respectivas empresas. Foram elas, a Angela Alves Vasconcelos – vice-presidente de Finanças e administração da Equinox Gold Corp. – Eduardo Ezequiel dos Santos, CFO e diretor financeiro da Clamper – Elson Rocha Justino – diretor superintendente do Sicoob Crediminas – Kelly Maria Teixeira, CEO da DVG Industrial – Maiara Vieira, a coordenadora do tributário da Fundação Renova e Sebastião Luís da Silva, diretor comercial do banco Inter.
Reconhecimento e impacto
O presidente do IBEF-MG, Júlio Damião, ressaltou a importância do prêmio em reconhecer profissionais e empresas que contribuem para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. “O evento, que contou com a presença de mais de 80% do PIB mineiro, reforça a relevância do setor financeiro para o estado”.
Parcerias e futuro
O sucesso do evento foi possível graças ao apoio de diversas empresas e instituições. A 39ª Edição do Prêmio O Equilibrista, teve o patrocínio Ouro das empresas: Arcelor Mittal, PwC, Exclusive Seguros. Prata da Global 30 e Bronze, as empresas Azevedo Sette Advogados, AeC, AVB, Banco Inter, Mapfre Investimentos e Mouta Tavares Advogados. Apoio Institucional, Diário do Comércio, Mater Dei Nova Lima, Mercado Comum e Solutions Gestão de Seguros. O IBEF-MG agradece novamente a todos os patrocinadores e parceiros.