Período aumenta preocupação com planos que oferecem promoções atraentes, como as da Black Friday, mas que não entregam a velocidade prometida. Especialista dá dicas para o consumidor não cair em armadilhas

O fim de ano chegou e com ele as promoções com grandes atrativos para os consumidores nos mais diversos setores de vendas. Algumas delas, especialmente as mais tentadoras e com grande apelo, como as da Black Friday, podem ser pouco sinceras com o cliente. Durante a campanha, a busca por ofertas impulsiona a contratação de novos serviços, mas nem sempre resulta na satisfação do consumidor. Com a promessa de velocidades mais altas e planos mais baratos, muitas operadoras de internet acabam por não entregar o que prometem.

A própria Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabelece que, ao longo de um mês, a velocidade média fornecida ao cliente deve ser de pelo menos 80% da contratada, enquanto cada medição instantânea pode ser tão baixa quanto 40% do valor contratado. “Isso significa que, embora haja uma margem para variações momentâneas na velocidade, consumidores devem estar atentos à média mensal que realmente é provida, especialmente em pacotes promocionais que possam não entregar a totalidade da velocidade anunciada”, explica Pedro Matias, diretor de tecnologia da Ibi Internet, provedor de internet líder no leste de Minas.

Desta forma, o consumidor pode contratar um plano de internet com uma velocidade e, na realidade, estar recebendo bem menos. Matias explica que o consumidor deve ficar atento ao que é oferecido e realmente é recebido. Mas por que a velocidade é tão importante?

A velocidade da internet, medida em megabits por segundo (Mbps), define a rapidez com que se pode baixar ou enviar dados. Uma conexão mais rápida permite fazer downloads mais rápidos, assistir vídeos em alta definição sem interrupções e jogar online com menor latência, por exemplo.

Atualmente, cada vez mais dispositivos estão conectados via internet. “Hoje temos vários eletroeletrônicos que podem ser conectados à internet, como computador, televisão, telefone, robôs de limpeza e ar condicionado. A velocidade vai determinar quantos dispositivos vão conseguir utilizar simultaneamente a internet e com que qualidade”, explica.

Nessa perspectiva, o diagnóstico da velocidade da internet contratada se mostra essencial. “Se uma pessoa contrata um plano de 500 mega e está recebendo na verdade 400, pode ser que ela não consiga usar todos os dispositivos ao mesmo tempo vendo streaming, ou um desses dispositivos vai estar com a qualidade da imagem ruim, ou vai ficar travando. Então, a velocidade precisa ser entregue de acordo com o contratado. Quanto maior ela for, mais dispositivos podem ser utilizados ao mesmo tempo com qualidade”, afirma Pedro Matias.

Como conferir a velocidade da internet

Para saber como detectar se a velocidade contratada é a mesma recebida, o diretor de tecnologia da Ibi dá dicas para ajudar o consumidor. Embora esse teste possa ser feito de forma gratuita e sem sair de casa, muita gente ainda não sabe dessa possibilidade. O especialista explica que esses testes podem ser realizados em sites confiáveis como o Speedtest, Minha Conexão e Fast.com. “O acesso deve ser através de um computador conectado via cabo de rede no roteador, para que o resultado seja o mais confiável possível”, ensina. Matias afirma ainda que, embora os procedimentos sejam importantes e, inclusive, recomendação da Anatel, os técnicos de empresas de telecomunicação não têm a obrigação de realizá-los.

Na Ibi, empresa com 19 anos de mercado e mais de 55 mil clientes em Minas Gerais, porém, essa recomendação é obrigatoriamente seguida e documentada, além de ser realizada a cada manutenção necessária. Matias afirma que um dos procedimentos é justamente “garantir que o teste de velocidade que o técnico fez na casa do cliente esteja entregando 100% do contratado e que esse dado seja anexado no protocolo do cliente.”

Para saber a qualidade da internet entregue ao cliente de qualquer empresa, é possível consultar o ranking do site Minha Conexão, que disponibiliza os dados de acordo com a região e premia os melhores avaliados. A Ibi está nessa classificação e é líder em grande parte das cidades em que atua. É também premiada pelo ranking do site Minha Conexão nas categorias melhor provedor, melhor internet para jogar online, internet mais rápida e melhor satisfação dos clientes.

Segundo Matias, a transparência é fundamental na escolha de um provedor de internet. ‘Na Ibi, somos abertos sobre a qualidade dos nossos serviços e incentivamos os clientes a pesquisarem sobre a nossa empresa. Conseguimos entregar a velocidade que ofertamos, devido à qualidade dos equipamentos que utilizamos tanto na casa do cliente quanto em toda a infraestrutura de rede da empresa”.

O diretor de tecnologia da Ibi também destaca a importância da conscientização constante do consumidor. “Promoções, como as da Black Friday, podem ser um período de grande apelo, mas a necessidade de um consumidor consciente se estende por todo o ano. Ao contratar qualquer serviço, é fundamental pesquisar e comparar as opções disponíveis. Afinal, a satisfação do cliente deve ser a prioridade”, conclui.