O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) colocou Minas Gerais em destaque no cenário internacional ao participar do 12º Fórum Urbano Mundial (WUF 12), realizado de 4 a 8 de novembro no Cairo, Egito. A instituição mineira, referência em soluções inovadoras para cidades, foi uma das convidadas a apresentar projetos e iniciativas que inspiram o mundo.

O WUF, organizado pela ONU-Habitat, é a maior conferência de urbanização sustentável do mundo. Com mais de 35 mil inscritos de 182 países, o Fórum reuniu especialistas, governos, empresas e cidadãos para discutir os desafios e oportunidades da urbanização em escala global. A comitiva do IPGC foi representada pelo vice-presidente, Thiago Grego; pela coordenadora de novos negócios, Juliana Rossi e pela especialista, Giulia Sousa, que apresentaram projetos de sucesso e debateram sobre o futuro das cidades. 

Demonstrando sua experiência em temas estratégicos para o desenvolvimento urbano, o IPGC conduziu quatro painéis: “Parcerias Público-Privadas-para-Pessoas (PPPP)”; “Incorporando Tecnologias a Longo Prazo: Estratégias Práticas para Cidades na Corrida Tecnológica por um Futuro Sustentável”; “Como Levar Soluções para Pequenas Cidades: Um Caso de Estudo de Carmo do Cajuru” e “Construindo Cidades Inteligentes:IPGC e ICLEI na Realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana”.

Um dos momentos marcantes da participação do IPGC foi a apresentação do projeto de sucesso da cidade mineira de Carmo do Cajuru. A Parceria Público-Privada (PPP) de Cidade Inteligente implementada no município, fruto de uma parceria entre o IPGC e a prefeitura local, representada pelo prefeito Edson Vilela, serviu como modelo inspirador para outros gestores públicos presentes no evento. A iniciativa, que transformou a vida dos cidadãos de Carmo do Cajuru, demonstra o potencial das PPPs para promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida. O painel contou também com a presença de Marcelo Carvalho, representante da concessionária MG1 Engenharia, responsável pela prestação de serviço da PPP do município.

“Nossa participação foi extremamente positiva para Minas e para o país. O IPGC mais uma vez se destacou como um dos principais agentes de soluções inovadoras para as cidades brasileiras. Nossos painéis abordaram temas essenciais para o futuro das cidades como a implementação de parcerias público-privadas e a adoção de tecnologias de ponta para construir cidades mais inteligentes e sustentáveis. Tivemos a oportunidade de compartilhar nossas experiências com líderes globais e estabelecer novas parcerias”, comenta o vice-presidente do IPGC, Thiago Grego.