Ibi é a primeira provedora de internet a oferecer Wi-Fi 6 de última geração: o AX 3000

A demanda por conectividade de alta velocidade e estável tem crescido cada vez mais tanto para uso pessoal quanto profissional e tem impulsionado a adoção de ferramentas mais modernas de conexão sem fio. Nesse sentido, o Wi-Fi 6 é a tecnologia mais recente disponível no mercado para lidar com um grande número de dispositivos conectados simultaneamente. De acordo com especialistas em telecomunicações, o Brasil deve ter cerca de 10 milhões de usuários de Wi-Fi 6 até o final de 2024.

Lançado em 2019, o Wi-Fi 6 ainda está em fase de adoção gradual no Brasil, mas tem sido alvo de investimentos das principais operadoras de telecomunicações no país em suas redes. Uma delas é a IBI, Internet Brasileira Incrível, referência em banda larga no leste de Minas Gerais. A companhia é a primeira a oferecer o Wi-Fi 6 de mais alta performance para o Leste Mineiro: o AX 3000.

Segundo o diretor técnico e operacional da Ibi, Pedro Matias, o Wi-Fi 6, assim como as outras gerações, têm algumas variações de capacidade e o nome técnico é o AX. Existem no mercado o AX 1200, o AX 1500, o AX 1800 e o AX 3000. “Essa numeração equivale à capacidade de tráfego de dados do Wi-Fi. Somos a única provedora do leste de Minas Gerais a oferecer o AX 3000, mais potente e de mais alta performance existente atualmente no mercado”, ressalta.

Vantagens

O Wi-fi 6 é a evolução das outras gerações do Wi-Fi e tem como característica principal a maior capacidade de tráfego de dados do que as tecnologias anteriores. Além disso, as principais vantagens do Wi-Fi 6 são a maior velocidade, estabilidade e menor interferência para trafegar mais dados. A tecnologia permite que mais dispositivos se conectem à internet simultaneamente sem queda na qualidade, ideal para consumidores que tenham smartphones, tablets, notebooks, TV´s e outros dispositivos conectados.

“Com ela será possível trafegar dados acima de 1 Giga, 1,5 Giga diretamente no wireless, que nas tecnologias anteriores trafegavam a 800, 900 Mega e isso em um ambiente propício para tal. A outra grande vantagem do wi-fi 6 é que por ser uma tecnologia nova, ela sofre menor interferência e mantém uma estabilidade melhor do uso do serviço através do wireless”, explica Matias.

Instalação

O Wi-Fi 6 é uma tecnologia que vai diretamente no equipamento que é instalado na casa do cliente Ibi, não necessitando de nenhum investimento de alteração na infraestrutura de rede.

Desde 2017, quando investiu em nova tecnologia banda larga na região, a Ibi já disponibilizou ferramentas mais inovadoras que comportassem as adequações às novas gerações de Wi-Fi.

“Estamos sempre à frente das demandas em tecnologia e, por isso, investimos sempre no que há de mais moderno”, ressalta Matias. E completa. “A companhia está preparada para as atuais atualizações e as que venham a seguir, como, por exemplo o Wi-Fi 7, que já foi desenvolvido, mas ainda não é comercializado pelo mercado”.

“No Vale do Aço, a Ibi já iniciou a utilização desses equipamentos e a programação é que nas demais cidades essa disponibilização se inicie a partir de setembro”, explica Matias. Todos os equipamentos são da marca Nokia.

Para os novos clientes da Ibi, os equipamentos que serão utilizados para o Wi-Fi 6 já estão homologados. Já os clientes da Ibi que tiverem necessidade ou fizerem mudanças de planos que abranjam o Wi-Fi 6, será necessário fazer a substituição e a troca desse equipamento.

Futuro

Considerada um serviço básico, a internet possui 5 bilhões de usuários no mundo e mais de 149 milhões somente no Brasil. No país, a utilização é cada dia mais frequente para meios básicos como trabalho, estudos e lazer.

No entanto, em outras partes do mundo, já é usual a conectividade de dispositivos em casas automatizadas. “A evolução é contínua e não tem limites. Já existem residências com conexões de aparelhos que até então não se pensava, como geladeira, máquina de lavar,  ar condicionado”, comenta Matias. 

O diretor da Ibi explica que, embora já esteja desenvolvido, o Wi-Fi 7 está com aparelhos em processo de homologação por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e já se tem notícia da preparação do Wi-Fi 8.

 “Estamos preparados para o futuro. A Ibi está investindo continuamente na modernização da rede para oferecer aos nossos clientes a melhor experiência de conectividade possível. O Wi-Fi 6 é mais um passo nessa direção, e a empresa está organizada para acompanhar essa evolução da tecnologia”, conclui.