Gentileza no ônibus torna a jornada do motorista mais leve

Em 25 de julho, celebramos o “Dia do Motorista”, uma data dedicada a homenagear esses profissionais incansáveis que garantem o transporte de pessoas, bens e serviços por todo o Brasil. Para o Sindicato das empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano – SINTRAM – a data visa não apenas homenagear os motoristas, mas também conscientizar a sociedade sobre a importância desta profissão e os desafios que esses profissionais enfrentam diariamente. Neste ano, a entidade irá promover uma campanha de sensibilização e mobilização de mudança de atitude nos usuários do transporte coletivo.

Valorização humana

Em parceria com as concessionárias de ônibus, o SINTRAM intensificará ações de gestão de pessoas nas garagens, durante todo o segundo semestre de 2024. Para o período a entidade programou uma intensa agenda de treinamentos presenciais e online, com foco em liderança e valores, bem-estar e qualidade de vida dos motoristas. A iniciativa visa oferecer melhores condições de trabalho, promover a saúde mental e física dos profissionais e reconhecer os motoristas que se destacarem por sua conduta exemplar e profissionalismo.

Serão abordados temas como: liderança evolutiva e objetiva; produtividade estratégica; aprendizagem e alta performance, motivação e engajamento e liderança e propósito.

Campanha nas ruas

Para causar impacto com as mensagens, o Sindicato vai apostar na plotagem total de alguns ônibus, adesivos nas laterais da frota (layout externo) e internamente serão aplicados backseat´s (adesivos atrás dos bancos). Além de spots em rádio e postagens nos perfis oficiais do SINTRAM nas redes sociais.

Gentileza como chave para um transporte melhor

Na outra ponta, as ações buscam promover empatia conectando usuários a motoristas. O objetivo é incentivar uma cultura permanente de respeito e empatia entre os usuários do transporte público e os profissionais motoristas, incentivando atitudes gentis e compreensivas no cotidiano. “Esse esforço não apenas melhora o bem-estar dos motoristas, mas também resultará em um serviço de transporte mais harmonioso e eficiente para todos”, destaca a diretora de Recursos Humanos do SINTRAM, Sarah Lage Lessa Carvalho.

Segundo a executiva, as concessionárias já vêm alertando para o aumento crescente, desde a pandemia, de comportamentos inadequados dos passageiros, que impactam diretamente no trabalho dos motoristas e na qualidade do serviço prestado. Ela pontua que atitudes simples, como um bom dia, um sorriso ou um obrigado, podem fazer toda a diferença no clima do ônibus e na qualidade da experiência da viagem.

Pratique Gentileza!

  • Seja cordial e educado ao entrar no ônibus, cumprimente o motorista com um sorriso e um bom dia.
  • Seja paciente e compreensivo com atrasos causados pelo trânsito ou outros fatores externos. Mantenha a calma e evite pressionar o motorista.
  • Evite comportamentos inadequados que possam colocar em risco a segurança do motorista e dos demais passageiros.
  • Evite conversas em tom alto ou que atrapalhem a concentração do motorista.
  • Ceda o assento para pessoas idosas, gestantes, pessoas com deficiência ou com crianças de colo.
  • Respeite os horários e itinerários, utilize os pontos de parada corretamente e evite solicitar paradas fora dos pontos demarcados.
  • Contribua para manter o ônibus limpo e organizado, descartando o lixo nas lixeiras apropriadas.
  • Agradeça ao motorista pelo serviço prestado. Um simples “obrigado” pelo bom atendimento pode ser um grande incentivo para o motorista.
  •  

O Sintram convida toda a população a refletir sobre o papel fundamental dos motoristas no transporte público e a importância da gentileza de todos para um trânsito mais harmonioso e seguro. Juntos, podemos construir um ambiente mais positivo e respeitoso para todos aqueles que precisarem utilizar o transporte público coletivo.