Uma obra monumental de mais de 13 metros de altura, equivalente a um edifício de quatro andares, composta por andaimes reaproveitados de obra, domina a paisagem da CASACOR Minas Gerais 2024. Intitulada “Bloco”, a intervenção artística assinada pelo arquiteto urbanista Alexandre Nagazawa, da Bloc Arquitetura Imobiliária, desafia convenções e convida o público a uma experiência sensorial única.

Em contraste com a ostentação do novo e do perfeito, o “Bloco” emerge como um tributo à valorização do que é normalmente relegado e descartado. Como uma espécie de edifício inacabado, os andaimes, retirados diretamente da obra, estão marcados pelo concreto, pela pintura, pelo desgaste do tempo. As estruturas, antes utilizadas na construção do Espaço 356, espaço moderno que abriga a CASACOR Minas Gerais 2024, ganham nova vida e se transformam em uma obra de arte imponente.

 “Nessa estrutura, encontramos uma beleza inesperada, um jogo de luz e sombra que impressiona, um contraste com o céu que toca a alma. As sombras no chão formam um mosaico vivo da trama erguida”, comenta o autor Alexandre Nagazawa.

Um convite à reflexão

Ao adentrar na estrutura cúbica, o visitante é convidado a uma experiência imersiva que transcende a mera contemplação estética. “O Bloco nos convida a  refletir sobre a beleza que pode ser encontrada em lugares inesperados, em superfícies imperfeitas e em situações transitórias. Em uma sociedade que valoriza o novo e o perfeito, a obra busca celebrar a beleza do imperfeito e a reconhecer a poesia do ordinário”, ressalta Nagazawa.

Convidado especial da direção da CASACOR Minas, Nagazawa foi o responsável pelo projeto arquitetônico do Espaço 356, um centro de experiências, lazer e comércio em constante transformação, surgido da reutilização de um antigo motel na BR 356, no bairro Olhos D`Água, em Belo Horizonte.

A mostra, que acontece de 26 de julho a 15 de setembro, é uma das mais importantes exposições de design e arquitetura do país. A temática “De Presente, o Agora” convida os visitantes a refletirem sobre o valor do presente e do legado construído para as futuras gerações.

O Espaço 356

O recém-construído Espaço 356 é um dos maiores retrofits em curso na capital mineira com mais de 30 mil m². Com várias operações ainda sendo incorporadas, o Espaço 356 abriga o Memorial do Queijo, a Escola de Culinária do chef Leo Paixão, o restaurante Rizoma, um parque indoor para todas as idades com mais de 2 mil m² e um complexo gigantesco de esportes, com três quadras de pickleball, 14 de beach tênis e oito de padel, totalizando mais de 4 mil m² de área. 

 CASACOR Minas Gerais 2024

Data: 26 de julho a 15 de setembro

Local: Espaço 356

Endereço: Rua Adriano Chaves e Matos, 100 – Olhos D’Água

Informações:  https://www.casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/