Os diretores do Centro Especializado Nossa Senhora D´Assumpção (CENSA), Natália Costa e Marcelo Simão, foram recebidos pelo deputado estadual Duarte Bechir em seu gabinete, no último dia 24, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A visita teve como objetivo fortalecer o diálogo e buscar parcerias para ampliar as oportunidades de inclusão para pessoas com deficiência intelectual e autismo severo.
Localizado em Betim, o CENSA é referência no acolhimento e tratamento de adultos com autismo severo e deficiência intelectual. Prestes a completar 60 anos de atuação, a instituição já atendeu a mais de dois mil alunos com deficiência intelectual, estimulando a inclusão e a educação, bem como o acolhimento e capacitação dos pais e familiares. O CENSA também atua na formação de mão de obra especializada.
Durante o encontro, os representantes do CENSA apresentaram ao deputado Bechir um panorama das atividades desenvolvidas pela instituição ao longo de seis décadas, sempre com foco na reabilitação, educação e profissionalização de pessoas com deficiência. Ressaltaram, ainda, a importância da inclusão social como um direito fundamental e a necessidade de políticas públicas que garantam a participação plena desse público em todos os aspectos da vida em sociedade.
Com cerca de 100 educandos atualmente, a instituição possui uma equipe multidisciplinar, com profissionais do campo da educação e da saúde que somam esforços para criar condições favoráveis para o desenvolvimento e a inclusão desses indivíduos. Além disso, o CENSA é um espaço de formação e parceria com escolas públicas e privadas, além de faculdades e universidades. Seus profissionais estão sempre engajados na produção científica de artigos, livros e teses e, com isso, se mantêm atualizados na busca de soluções estruturadas para pessoas com deficiência intelectual e seus familiares.