Estudantes de BH desenvolvem projeto inovador de substituição do plástico filme com algodão revestido em cera de abelha

Como causar impacto no mundo criando, produzindo e comercializando um produto inovador, sustentável, eticamente justo e inclusivo? Estas foram as questões norteadoras que estimularam um grupo de 35 alunos Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte, que participaram do Programa MiniEmpresa – ferramenta de desenvolvimento de habilidades empreendedoras da Junior Achievement.

A marca Bee Hug, criada por alunos, oferece um produto sustentável e reutilizável: panos de algodão tratados com cera de abelha, que podem ser usados para embalar alimentos, cobrir potes e outras funções que normalmente exigiriam o uso de plástico.

Agora, João Pedro Cunha e Lucas Bicalho foram convidados pela Dell e representarão os 35 alunos com  a Bee Hug no Dell Technologies World, um evento de inovação que será realizado entre os dias 19 e 23 de maio, em Las Vegas. Eles terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e aprendizados para um público de alto nível, mostrando como um projeto simples, e inovador, pode causar um impacto significativo. Eles serão os únicos representantes do Brasil nesse evento.

O projeto da Bee Hug não só substitui o plástico filme com uma alternativa mais sustentável, como também demonstra um forte compromisso com a inclusão social. A produção dos tecidos de cera de abelha é acessível e pode ser realizada com poucos recursos, oferecendo oportunidades de geração de renda para comunidades carentes. Isso reflete os princípios de ESG que norteiam o projeto.

O programa MiniEmpresa orienta os estudantes por meio de jornadas, em que eles aprendem sobre as quatro áreas fundamentais de uma empresa: recursos humanos, produção, marketing e finanças. O programa é todo baseado na experiência, no fazer. Assim, os participantes elegem quatro diretores e um presidente, que vão liderar cada uma das áreas já citadas e partem para a ação inteligente.

Idealizam um produto, testam sua viabilidade, identificam talentos para apoiar cada uma das funções, calculam o preço de custo, margem de contribuição, ponto de equilíbrio e estabelecem as metas de produção, faturamento e lucro, planejam a produção, elaboram campanhas de marketing e controlam estoques, saldos financeiros, frequência dos participantes, que são sócios da empresa.

Os resultados não tardaram a vir: a Bee Hug foi escolhida pela Junior Achievement como empresa destaque de Minas Gerais e, assim, disputou a chance de ser a indicada pelo Brasil para o Company of the Year – C.O.Y -, competição que reuniu as vinte empresas destaques de diversos países das três Américas. Foram mais de 30.000 participantes ao longo do processo. Na etapa seguinte, foi indicada ao C.O.Y. e em novembro os quatro representantes Bernardo Oliveira, João Vinícius, e Lucas Bicalho João Pedro Teixeira Cunha Camelo, viajaram para Buenos Aires para a disputa.

No C.O.Y., participaram de bancas compostas por executivos de grandes empresas – Dell Technologies, Delta Airlines, P.M.I. e Fedex -, tendo tido uma participação bastante inovadora e elogiada.