Atenção aos links suspeitos, cuidados com as senhas e atualização de softwares podem contribuir para um ambiente virtual seguro
No dia 6 de fevereiro, comemora-se o Dia da Internet Segura, cujo propósito é promover a conscientização sobre os riscos de segurança no ambiente virtual. Visando orientar internautas e empresas sobre como evitar ataques de cibercriminosos, Cláudio Dodt, sócio-gerente e líder de prática na área de cibersegurança da Daryus Consultoria, lista alguns cuidados para uma navegação segura na rede.
O relatório da empresa Netscout indica que o Brasil é o principal alvo de ataques cibernéticos na América Latina, com 328.326 ataques cibernéticos registrados durante o primeiro semestre de 2023.
“Cibersegurança é responsabilidade de todos, e o Dia da Internet Segura é uma oportunidade para conscientizar as pessoas sobre a importância da segurança online. Com informação, é possível adotar medidas para minimizar vazamentos de dados e ataques de cibercriminosos, contribuindo para um ambiente digital mais confiável”, destaca Dodt.
Dicas para empresas se protegerem na web:
- Mantenha os sistemas atualizados e utilize um bom software antivírus: as atualizações eliminam vulnerabilidades, e sistemas desatualizados podem ser explorados por cibercriminosos. Além disso, é essencial ter um antivírus ativo para identificar arquivos e links maliciosos, evitando a execução de malware na máquina.
- Adote uma boa política de senhas e ative a verificação em duas etapas: altere senhas padrão ou temporárias após o primeiro acesso, garantindo que sejam confidenciais e robustas. Trocas periódicas também são recomendadas. Além disso, adote a verificação em duas etapas para uma proteção extra.
- Promova treinamentos sobre segurança da informação na empresa: conscientize e informe os colaboradores sobre os riscos cibernéticos no ambiente virtual. Através de treinamentos e campanhas internas, os funcionários podem aprender práticas de segurança adequadas e ser treinados para agir em situações de risco.
Dicas para internautas:
- Evite usar informações pessoais nas senhas: crie senhas robustas com mais de 8 caracteres, incluindo letras maiúsculas, minúsculas, algarismos e caracteres especiais. Se possível, utilize uma senha para cada serviço, e um software de gerenciamento de senhas pode auxiliar nesse processo.
- Verifique os links dos sites que você acessa: antes de realizar qualquer cadastro ou pagamento online, certifique-se de que o endereço é confiável. Desconfie de links encurtados e sempre visualize a URL completa. Verifique se o site utiliza o protocolo seguro (HTTPS) para troca de informações, identificado pelo “cadeado verde” no navegador.
- Tenha cuidado ao usar redes Wi-Fi públicas: evite conectar-se em redes Wi-Fi desconhecidas e, se necessário, utilize uma Virtual Private Network (VPN) para privacidade e segurança. Ao acessar sites com informações sigilosas, como bancos online e redes sociais, prefira a rede do celular em vez de conexões públicas.