Semifusa comemora 13 anos de resistência cultural em Ribeirão das Neves
O Instituto Coletivo Semifusa que atua em Ribeirão das Neves desde o ano de 2019, comemora no próximo sábado (9) 13 anos de resistência cultural na cidade. O Coletivo é uma organização sem fins lucrativos que visa democratizar o acesso aos bens culturais, reforçando o sentimento de pertencimento à Ribeirão das Neves. Formado por moradores da periferia da cidade, o grupo realiza eventos culturais, além do levantamento e pesquisas a respeito de bens e manifestações já existentes na cidade. O Coletivo surgiu em 2009, quando um grupo de músicos, incomodados com as pautas negativas que eram atribuídas a Ribeirão das Neves e o estigma de se tratar de uma “cidade dormitório”, se reuniu para mobilizar a cidade e conseguir pautas positivas nos meios de comunicação. Na época, o imaginário popular era de que o município não possuía uma produção cultural nem opções de lazer disponíveis para seus habitantes. Um ano após sua criação, o Coletivo passou a integrar a Rede Fora do Eixo de Coletivos, e participava da teia de grupos que se conectavam em todo o país.
Dentro deste conceito de enfatizar os pontos positivos da cidade, o Semifusa criou uma série de eventos com a perspectiva de dar oportunidade aos artistas locais para se apresentarem. Foi assim que surgiram vários projetos ao longo de mais de uma década da iniciativa e que ocorrem periodicamente na cidade: Festival Pá na Pedra, Festival Neves Encena, Sarau no Ribeirão, Encontro de Compositores, Feira das Artes, Seminário Metropolitano de Estudos sobre a Periferia e Grito Rock, todos pautados pela discussão sobre pertencimento e a perspectiva cultural da cidade.
Além dos eventos, em 2012 foi criada a campanha “O que você sabe sobre Neves?”. O projeto começou com o intuito de questionar os moradores sobre o que eles realmente sabiam sobre a cidade, baseado na campanha “Y tu, ¿que sabes de Bogotá?” realizada na cidade colombiana. Para além dos questionamentos, era preciso dar visibilidade a pontos positivos da cidade. Desde então, o Coletivo realiza diversos trabalhos baseados em personagens importantes da cidade e elementos que ressaltam a imagem de Ribeirão das Neves de maneira positiva, seja por vídeos divulgados em redes sociais, visitas guiadas, etc.
Entre os exemplos trabalhados na campanha estão personagens pessoas de destaque nascidas na cidade, como Henfil, Piazza e o campeão de slackline Alisson Ferreira; a gastronomia rica da cidade; e bens naturais e culturais como a casa de cabeça pra baixo, a reserva natural da lajinha, a Irmandade Nossa Senhora do Rosário, entre outros.
Neste ano de 2022, o Coletivo deu um passo enorme em sua existência com a abertura da Casa Semifusa. Um espaço físico que oferece cursos na área cultural para a população nevense. O espaço oferece gratuitamente cursos de moda, capoeira, produção de clipes, dança contemporânea, produção de beat, empreendedorismo cultural, violão, teatro e hip hop, entre outras.
O aniversário do Coletivo será realizado na sede, rua Cataguases, nº 73 – Bairro Sevilha B, Ribeirão das Neves, a partir das 19h. E terá a apresentação dos músicos Johnny Utrinka e Gui Ventura. Gratuito e aberto a comunidade!