A Prefeitura de Belo Horizonte e o SEST SENAT, assinaram na tarde desta segunda-feira (31), o Termo de Cooperação Técnica com abertura de 1.360 vagas para cursos profissionalizantes no setor de transportes.
Segundo a prefeitura e o SEST SENAT, as capacitações serão à distância e híbridas. “Só para mulheres são mais de 1 mil vagas, a seleção será entre fevereiro e março e as capacitações entre maio e dezembro”, explicou a Secretária da Assistência Social, Maíra Colares. Para participar, a pessoa vai receber um acesso à plataforma do SEST SENAT para passar pela capacitação online. Os cursos que necessitam de atividades presenciais serão feitos no meio do ano. A prefeitura vai garantir a alimentação e o transporte nessa fase do curso.
Prioridade aos vulneráveis sociais
Ação tem o objetivo de aumentar a capacidade de empregabilidade de jovens e adultos que estão em vulnerabilidade social no município de Belo Horizonte, por meio da educação profissional, com vistas à sua inserção no mercado de trabalho, em especial no setor de transporte, com a finalidade de promover sua autonomia econômica. Caso o número de candidatos seja maior que o número de vagas, a prioridade será daqueles com maior vulnerabilidade social.
A solenidade na sede da prefeitura, teve as presenças do prefeito Alexandre Kalil, e do presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do SEST SENAT, Vander Francisco Costa.
Costa, agradeceu a oportunidade de o SEST SENAT poder prestar um serviço a comunidade de BH, principalmente por poder capacitar pessoas em condições de vulnerabilidade social. Destacou que o mercado de transportes tem exigido cada vez mais a capacitação de seus profissionais e que o curso será uma grande oportunidade para essas pessoas se firmarem no mercado de trabalho.
A mesa foi composta pelo vice-prefeito, Fuad Noman, dos Secretários de Desenvolvimento Econômico, Claudio Chaves, da Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra da Cunha Pinto Colares. Rubens Lessa, presidente da FETRAM e da Regional Minas Gerais do SEST SENAT e da Coordenadora Dora Machado.