26ª CASACOR Minas inicia quarta semana de atividades confirmando o sucesso esperado pela organização. Aberta ao público seguindo um rigoroso protocolo de segurança, a mostra oferece um circuito que reúne arquitetura, design, paisagismo, arte, gastronomia, moda e entretenimento
Considerado o maior evento do setor no estado, a CASACOR Minas aberta ao público no último dia 14 setembro vem registrando grande adesão por parte dos visitantes. A seleção de profissionais deste ano inclui um vasto time formado por veteranos, além de jovens talentos da arquitetura, do design e também do paisagismo. São ao todo 71 profissionais, que assinam a produção de 47 ambientes. Com o tema “A Casa Original”, o principal objetivo desta edição é retratar nos projetos os impactos da pandemia no nosso estilo de morar, refletindo também na nossa interação com a casa. Esta edição demonstra inclusive é o crescimento da participação de profissionais do interior do estado. Nesta edição, além dos profissionais de Belo Horizonte ou radicados na capital, a CASACOR Minas conta com representantes de cidades como Bom Despacho, Carangola, Divinópolis, Itaúna, Governador Valadares, Mariana, Morada Nova, Muriaé e Pará de Minas contribuindo para projetar diversos profissionais do estado.
“Estamos muito felizes com o retorno do público. Os ingressos para os finais de semana já estavam todos esgotados e decidimos ampliar o prazo de visitação até 31 de outubro para que mais pessoas possam ter a oportunidade de visitar a mostra e usufruir dos projetos apresentados nesta edição, tão aguardada”, destaca Eduardo Faleiro, diretor de conteúdo e relacionamento da CASACOR Minas.
Como a maior parte dos ambientes está localizado nas áreas externas do palácio, houve um investimento significativo no paisagismo e também em técnicas construtivas inovadoras, capazes de otimizar o tempo e oferecer significativa redução nos impactos ambientais. Nesse sentido, a CASACOR Minas conta com diversos exemplos como as construções modulares fornecidas pela CMC, empresa do grupo Lafaete, os contêineres e o lançamento de uma casa que leva apenas 20 dias para ser construída, um projeto da Usiminas, que chegará ao mercado em breve.
Além de sintonizados com a sustentabilidade, os ambientes permitem mais segurança aos visitantes, por serem edificações ao ar livre. A tudo isso, soma-se o novo formato: quem visitou a edição de 2019, também no Palácio das Mangabeiras irá se surpreender. O lugar é o mesmo, mas tudo está diferente. Inclusive o circuito de visitação.
“A CASACOR Minas é uma oportunidade não apenas de conteúdo e entretenimento, mas também de geração de emprego e renda, negócios e oportunidades para várias empresas e profissionais da área. Estamos muito felizes em poder contribuir para este processo de retomada da economia, além de oferecer um evento seguro para o público”, destaca Juliana Grillo, diretora comercial da CASACOR Minas.
Sobre os projetos
A partir da entrada, que tem Pavilhão e loja Mel Brushes assinados por Andrea Pinto Coelho, a sensação é de estar em um outro endereço. Leveza, alto astral, paisagismo exuberante criando cenários bucólicos como o espaço Horto Laguna, assinado por Rafael Mineiro e Natália Azevedo, um pequeno oásis que inclui um lago, que na verdade é uma piscina natural, cercada de plantas. Outro destaque é a intervenção Siré (Xirê) assinada pelo designer Gustavo Greco reunindo diversos cobogós em mogno africano, exibindo dentro de um pequeno labirinto, símbolos que representam os orixás. A partir daí o público poderá encontrar uma série de ambientes, projetados para serem vivenciados do lado de fora e deliciados também do lado de dentro. O primeiro deles é a Suite Lite, projeto do jovem Igor Zanon. Também é o caso do espaço projetado por Júnior Piacesi, que se chama Casa da Serra, todo em estrutura metálica encapada por breezes, com rasgos de luz no teto, revestido em madeira, da Duratex. Nele, a proporção interna se equivale à do deck externo, ambos com 150m2 cada. No ambiente projetado por Sérgio Vianna, batizado de Gourmet dos Sentidos Deca, recursos tecnológicos e integração com a natureza funcionam em total sintonia. Na parte interna, a ilha é o ponto central, para preparo de receitas culinárias e, do lado de fora, um deck suspenso propõe uma cena mais rústica integrada à natureza, além de total integração com a natureza surpresas para encantar o visitante. A dupla Evandro Melato e Pabrício Amaral(Muriaé) prestam uma homenagem ao minerador, geólogo, empresário e grande incentivador da cultura e da arte, Osmar Puperi, fundador da Quartzito do Brasil. Assis Humberto e Marcus Vinicius, do Studio Arquitetônico(Morada Nova de Minas), inovaram ao criar uma construção que explora conceitos como ancestralidade e sustentabilidade. O destaque fica por conta das paredes, que foram pintadas com pigmentos naturais da terra. A equipe da Plano Livre tem surpreendido o público com o Estúdio Lapinha, uma casa construída em 2 containers, que será transportada posteriormente para um terreno, onde será transformada em local uma hospedagem. Barbara Barbi, investiu num estilo leve e contemporâneo com seu Living Oásis, com presença maciça da arte.
É no Armazém Origem Minas, projeto de Cynthia Silva e Ibiá Design, que o público encontra uma série de produtos gastronômicos como queijos, geleias, doces e peças de artesanato. Tudo produzido em Minas Gerais e escolhido a partir de uma curadoria do Sebrae com produtores credenciados. O Escritório da Diretora Criativa, projeto da Luoda Arquitetura foi pensado como um espaço de trabalho moderno e inovador.
No Módulo 37, de Francisco Morais(Itaúna), a proposta foi apresentar uma solução compacta e muito bem resolvida. Cristina Menezes materializa de forma surpreendente a casa pós-pandemia com o projeto Espelho D’Agua e Mini Pavilhão, inspirado nas casas romanas da antiguidade. O Loft Sense, de Andrea Medeiros e Cristina Capanema, convida o visitante a desacelerar e se reconectar com o essencial. A Suíte Líder, de João Daniel é daqueles ambientes onde o luxo e a tecnologia predominam.
Na Casa Voktum, a arquiteta Barbara Nobre utiliza a transparência do vidro, tanto no teto como nas paredes externas, fazendo com que o morador possa ver o céu e contemplar os jardins sem ter que sair do conforto dos ambientes integrados e fluidos. Bárbara Fonseca e Lucas Belisário, da Liga Arquitetura apresentam o que há de mais moderno para uma casa de montagem rápida, com a Cabana Soluções Usiminas, inspirada no design escandinavo, que pode ser implantada em qualquer tipo de terreno. No quesito arte, os visitantes irão se surpreender com o ambiente Bel Lar Casa com Arte, projeto de Patricia Hermanny desenvolvido em parceria com a Bel Lar Casa Contemporânea. O espaço conta com uma brilhante curadoria de trabalhos do artista homenageado, Israel Kislansky, considerado um dos maiores escultores brasileiros em atividade. Ainda na parte externa, a instalação
Design para os sentidos Templuz, do português José Lourenço é um convite a experenciar a arquitetura de uma outra forma. A Pop-up store “A Casa Original”, de Roger Lages, tem a madeira como protagonista, presente em painéis com padronagens recortadas, que fazem uma referência à técnica artesanal japonesa Kumiko.
Antes de subir para o Palácio, o visitante se sentirá atraído a fazer um pitstop no Office Lafaete, da Ø Arquitetos. A Varanda do Bar, de Francisco Oliveira(Divinópolis) abusa dos tons terrosos e teve os sertões como inspiração. Outra parada obrigatória certamente será no Espaço Elisa Atheniense, assinado por Alexandre Rousset. No Living Prima Linea, o foco é design e a proposta de Ângelo Coelho, Ângelo Coelho Filho e Cristina Morethson foi criar um espaço híbrido, que funciona tanto como estar como também para receber pessoas.
Dentro do Palácio das Mangabeiras, novos impactos esperam o visitante. Destaque para o Gabinete, que ganhou ares bem contemporâneos com o projeto de Lena Pinheiro, para a Sala de Estar JK, assinada por Juliana Vasconcellos em parceria com a Studio 31, que foi idealizada como uma sala para o ex-presidente Juscelino Kubistchek. Na Sala de Jantar, de Flávio Bahia e Letícia Rennó, a arte domina a cena. Norah Fernandes e João Uchoa, rechearam a Sala de Estar de peças modernistas garimpadas em antiquário. Completando a cena no interior do Palácio, os quartos chamam bastante atenção como a Suíte Master “Os Brutos também amam”, da Maraú Design, o Quarto da Jovem Empreendedora, de Aline Castro e Natália Leite e o Quarto dos Filhos, da Situar Arquitetura. E a Galeria Abreu, de Patrícia Abreu, que também assina a Sala de Imprensa, é um espaço de apreciação artística, com destaque para os trabalhos de Christus Nóbrega.
Acessibilidade
A CASACOR Minas investiu em uma série de recursos para deixar a mostra mais acessível ao público em 2021. Por conta disso, além da instalação de um elevador no Palácio das Mangabeiras em 2019, esta edição conta com rampas de acesso em todos os ambientes localizados na área externa, permitindo a circulação de cadeirantes ou pessoas com dificuldade de locomoção. Outro destaque é que a mostra oferece carros elétricos para o transporte do público entre o percurso que vai da portaria principal do palácio até a bilheteria e vice-versa.
Segurança
Buscando oferecer um ambiente seguro para a visitação, a CASACOR Minas investiu em uma série de ações e de aparatos tecnológicos voltados para garantir a segurança de todos os presentes. A primeira delas será que as visitas ocorrem com hora marcada. O visitante escolhe a faixa de horário durante a compra do ingresso. Além do controle preciso de visitantes dentro da mostra, há ainda a higienização frequente de todos os espaços de circulação, dispensers de álcool gel em todos os ambientes e o uso de catracas inteligentes, onde a pessoa pode ter acesso ao evento via reconhecimento facial ou apresentação de um QR Code gerado durante a compra.
A 26ª CASACOR Minas segue até 31 de outubro, no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte. As visitas deverão ser agendadas em horário fixo, visando controle de acesso do público. A maior parte dos ambientes estará concentrada nas áreas externas, uma área ao ar livre com mais de 12 mil metros quadrados, possibilitando a visitação de forma segura, além de garantir a realização de um rigoroso protocolo. Uma nova tecnologia permitira que visitantes tenham acesso à mostra sem nenhum tipo de contato com outra pessoa, acessando o evento através de uma catraca eletrônica que capaz de fazer o reconhecimento facial cadastrado na internet no ato da compra do ingresso.