A equipe da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho – Contagem, composta pelos alunos Henrique Lopes, Ana Raquel Amorim e Ludmilla Dantas, está na final da Olimpíada Brasileira de Geografia, promovida pela Unicamp. Eles foram medalha de ouro no Estado de Minas Gerais e agora se preparam para a final presencial em Campinas, na Unicamp, de 18 a 20 de outubro.  Os estudantes selecionados na final serão treinados para participar da International Geography Olympiad em 2020, em Istambul, Turquia.

Segundo o professor de Geografia, Matheus de Castro Leal, também membro da equipe, a escola valoriza muito as atividades extraclasse e, entre elas, as olimpíadas do conhecimento, que são extremamente importantes na formação dos estudantes, uma vez que extrapolam as habilidades e competências trabalhadas em sala e permitem desenvolver mais o trabalho em equipe/cooperação, indispensáveis na sociedade contemporânea.

Outra turma de alunos do Colégio Santo Agostinho – Contagem, composta por Marcos Paulo Freitas (9º ano), Júlia Miranda e Júlia Rangel (ambas da 2ª série) também estão se preparando para uma final.  No dia 21 de setembro, em Belo Horizonte, eles participam da última etapa da Olimpíada Nacional de Ciências, que integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização da Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan e a Sociedade Astronômica Brasileira.

O professor de Biologia e responsável pela área de conhecimento no Colégio, José Anselmo da Silva Júnior, explica que esse ano a Olimpíada de Ciências teve uma novidade, que são as questões de astronomia. “Para a escola é uma oportunidade, é uma nova competição e experiência. As questões de astronomia não costumam ser abordadas em competições e agora os alunos tiveram um primeiro contato por meio de avaliações e atividades. Para os estudantes, é uma experiência que sai do âmbito de sala de aula para trabalhar a prática e a contextualização, dentro da Base Nacional Comum Curricular”, explica José Anselmo.