Tradicional feira será realizada no dia 20 de novembro, a partir das 17h, no campus Guajajaras
A sexta edição do GastroUna, que será realizado em 20 de novembro, no Campus Guajajaras, está repleta de novidades na área de gastronomia. Aberta ao público, a feira apresentará a comunidade projetos inéditos no mercado. Sob a avaliação de jurados especialistas da área, os alunos exibirão pratos inovadores e produtos inspirados na sustentabilidade e no empreendedorismo. As ideias mais inovadoras serão premiadas de acordo com as categorias.
Segundo a idealizadora do projeto, Rosilene Campolina, o evento é uma oportunidade para que os alunos mostrem seus potenciais técnicos e a capacidade de empreendedorismo. “Com os trabalhos apresentados, os gastrólogos podem divulgar suas ideias para a comunidade e isso pode gerar diversos negócios e networking. Inclusive, vários empresários do setor estarão de olho em tudo”, ressalta.
Edson Puiati, coordenador do curso da gastronomia da Una, destaca que assim como a participação do júri especializado, a participação popular é muito importante para os alunos terem um termômetro do mercado em relação produto criado. “Neste ano, teremos como atração a ‘gastroURNA’, local onde o público poderá votar no melhor prato da feira e também sorteio de brindes, música e degustações”, explica.
No evento, o setor gastronômico estará fortemente representado por meio dos parceiros do evento: Abrasel, Frente da Gastronomia Mineira (FGM), Belotur, Emater Flor de Sal CIMSAL, FalkeBier, Café Segafredo, BeGreen Boulevard, Aproxima, Jungle Bier, Multiform, Cachaciê, Portal Gastronômico Chef a Chef, BH Eventos, Restaurantes Dona Lucinha e Jotapê, Produtos Sabarabuçu, Vovô Helê, Dona Onça, Gran Gourmet e da Caixeiro e panelas e utensílios Royal Prestige.
Premiação
O empreendimento que ficar em primeiro lugar no voto do público como “Melhor Prato” receberá como prêmio um Vale Compra R$ 2.400 da Empresa de Utensílios Royal Prestige, aventais da Multiform, kit flor de sal Chefachef, Kit Café SEGAFREDO, bonés Jungle Bier e o convite para participação na Feirinha Aproxima, no Festival Jungle Bier e na Feira da Fazendinha no Mercado Cervejeiro no primeiro semestre de 2019. Além disso, receberão vouchers para toda equipe almoçar no restaurante Jotapê da Iara Biasi em Sabará/MG.
Já o primeiro lugar nas notas do júri técnico interdisciplinar receberá um Vale Compra R$ 2.800 da Empresa de Utensílios Royal Prestige, convite para participação na Feirinha Aproxima e Festival Jungle Bier, kit Flor de Sal Cimsal/Chefachef, Kit Café SEGAFREDO e os copos personalizados da Jungle Bier e vouchers para toda equipe almoçar no restaurante Dona Lucinha/BH/MG.
Quem ficar em segundo lugar nas notas do júri interdisciplinar receberá convite para participação no Festival da Jabuticaba de Sabará em novembro, kit Flor de Sal Cimsal/Chefachef e de Produtos Vovô Helê e os livros Brasil Sabor e de Gastronomia oferecidos pela ABRASEL para toda equipe vencedora.
Além da premiação acima, a pontuação recebida do júri interdisciplinar ensejará na pontuação final de 10 pontos referente a avaliação final da disciplina PI-Projeto Inovar. Se houver empate na URNA com o voto público, a maior nota no júri técnico ser considerada como desempate.
Grupos participantes
1-Benzo Deus: Empório com ingredientes locais e processos artesanais de acordo com a filosofia do slow food. Visa valorização dos biomas brasileiros e a sustentabilidade trazendo o Tremruá feito com ingredientes valorizados na culinária mineira. São dois recheios: o creme de milho com um brie de ovelha e frango com requeijão e oro-pro-nobis. Para acompanhar água ardente de banana que faz uma combinação perfeita com os pratos.
2 – Escondidinho & CIA – Empreendimento que valoriza o Confort Food, o Slow Food e os terroirs brasileiros, oferecendo uma versão mineira do escondidinho, com a utilização de insumos locais. O prato apresentado será o “Quedi o Porco?”. Nele utilizam a abóbora-jacaré processada, linguiça defumada flambada na cachaça proveniente da região de Jequeri, taioba refogada, requeijão de raspa da região da Zona da Mata e crocante de linguiça. O contraste de sabores e texturas sobressaem do início ao fim neste prato simples, valorizado pelas técnicas utilizadas em sua produção.
3 – Espetrem: Inovação no palito com mix de sabores locais, o empreendimento Espetrem surge com o objetivo de enriquecer a comida mineira por meio da junção de um produto típico de buteco, uma das maiores tradições de Minas, com a valorização de ingredientes locais. O prato apresentado será o Trem Bão, espetinhos saudáveis, coloridos e saborosos, entre eles o de lombo glaceado em cachaça, legumes e um toque especial na finalização com abacaxi e flor de sal. Também haverá a versão vegana.
4 – Mandacaru: é um empreendimento sustentável e inovador que resgata a cozinha de raiz do sertão de forma repaginada trazendo um novo sabor do Baião de dois com ingredientes inusitados em que resgatam a cozinha de raiz nordestina de forma repaginada.
5 – Raízes: Empreendimento que oferece criações de petiscos bem elaborados, buscando as raízes culturais e alimentares que valorizam os insumos locais e trazem o Slow Food como conceito e proposta de valor. O prato apresentado será o Bastonetes Barroco, feitos de queijo, com 3 tipos de queijos produzidos em Minas Gerais: QUEIJO D’ALAGOA, QUEIJO CANASTRA e QUEIO CABACINHA, temperados com flor de sal e servidos com molhos Dona Onça.
Confiram aqui os vídeos com os pratos que estarão no evento:
http://www.chefachef.com.br/videos.php
S
GastroUna
Datas: 20 de Novembro (terça-feira)
Horários: das 17h às 21h
Entrada: gratuita
Local: Campus Guajajaras
Inscrição: Rua dos Guajajaras, 175, Centro – Belo Horizonte/MG