No mês em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio (17 de agosto), o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal oferece aos visitantes uma programação educativa que valoriza os saberes tradicionais indígenas como patrimônio. Conforme o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), “o legado cultural dos povos indígenas tem singular relevância para a formação da identidade cultural do povo brasileiro”. Para celebrar essa identidade, o programa Educativo do MM Gerdau promove, de 1º a 31 de agosto uma série de atrações, com oficina, contação de história e a exposição Mundo Mineral. A ideia é apresentar aos visitantes os saberes indígenas no universo das minas e do metal, além de promover uma reflexão sobre a importância da valorização desse patrimônio brasileiro.
Confira a programação:
Oficina Muiraquitã – 1 a 31/08
Ateliê Científico, de terça a sexta-feira, das 13 às 17h30, e na quinta-feira, das 16 às 21h
Os muiraquitãs são artefatos líticos esculpidos em diferentes tipos de minerais esverdeados. Utilizados como amuletos, carregam importantes signos dos povos pré-colombianos da bacia amazônica. Sua história é registrada nas tradições orais e escritas. Nessa oficina, os participantes poderão confeccionar réplicas dos adornos, contextualizando sobre sua história e sociedades produtoras.
Mundo Mineral – Coleção do Mês: Minerais e Artefatos – 1 a 31/08
Ateliê Científico, de terça a sexta-feira, das 13 às 17h30, e na quinta-feira, das 16 às 21h
Os minerais podem ser utilizados para diversos fins. Vários deles são essenciais para a construção das estruturas e objetos do cotidiano. Tais usos podem remontar a história da humanidade, em diversos segmentos, nas diferentes sociedades. É o caso dos artefatos líticos, como os muiraquitãs, que podem ser produzidos principalmente com o uso de alguns silicatos. A Coleção Mundo Mineral deste mês irá expor, no Ateliê Científico, algumas das amostras.
Histórias Indígenas – Contação de histórias – dias: 11, 18, 25/08 e 01/09 (sessões ao longo do dia)
A tradição oral é importante característica de vários povos indígenas. Os saberes, as experiências e as referências podem ser repassadas pelos mais velhos aos mais novos por meio da contação de histórias. Com o uso de recursos cênicos, sonoros e pedagógicos, a ideia é recontar algumas dessas histórias.
Conheça o MM Gerdau
Implantado em 2010, no prédio onde funcionava a Secretaria de Educação de Minas Gerais, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal abriga atualmente um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Com concepção museográfica de Marcello Dantas e projeto arquitetônico de Paulo Mendes da Rocha e Pedro Mendes da Rocha, o museu utiliza a tecnologia de forma lúdica e criativa para apresentar o universo dos metais, dos minerais e seus componentes. São 18 salas de exposição e 44 atrações em 3D e 2D. O espaço cultural funciona de terça a domingo e apresenta uma programação direcionada a diversas idades.
Serviço:
MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal – Ações Educativas do mês de agosto
Data: 1 a 31 de agosto
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal – Praça da Liberdade, s/n° – Prédio Rosa
Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.