A iniciativa é para orientar a população de forma educativa e conscientizar sobre o uso racional de medicamentos isentos de prescrição
Acrescentar na vida hábitos saudáveis, cuidados com o corpo e iniciativas que sejam favoráveis para uma qualidade de vida melhor são ações que resumem o autocuidado. O uso de medicamentos no tratamento de outras enfermidades faz parte do cuidado com o corpo. A Drogaria Araujo, diante de um tema importante promove a Campanha Autocuidado, entre os dias 23 e 27 de julho. A inciativa educativa tem o proposito de conscientizar a população em relação aos cuidados necessários para a prevenção de doenças e manutenção de uma vida saudável.
Durante o período da campanha, quem passar pelas lojas da rede Araujo em Belo Horizonte, região metropolitana e interior de Minas Gerais, receberá atendimento gratuito e exclusivo com orientações relativas aos cuidados com a pele, escamação capilar, micose de unha, alergias, problemas respiratórios e gastrointestinais, além dos cuidados gerais com a saúde. Dessa forma, a campanha destaca a função do farmacêutico como um profissional que pode orientar em situações simples.
Segundo Fabiano Queiroz, farmacêutico responsável pela área de Manipulação na Drogaria Araujo, a iniciativa estimula o autocuidado sob a orientação dos farmacêuticos da rede. “Vamos orientar a população sobre o uso de medicamentos, problemas de pele, problemas gastrointestinais e situações gerais relacionadas a saúde. As pessoas não devem se automedicar sem o diagnóstico real”, adverte.
Na área de manipulação existem produtos variados e específicos para cada pessoa, que podem ser receitados por um farmacêutico de acordo como o problema. É possível manipular cremes, shampoos, suplementos, medicamentos, cosméticos e dermocosméticos, homeopáticos, florais, nutricionais e outros.
Para Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias (Abrafarma), uma pessoa bem informada e preparada para o autocuidado pode tomar melhores decisões sobre a sua saúde, e portanto tem expectativa de vida mais longa e saudável. “Esse paciente procura prontos-socorros com menos frequência, contribuindo para desonerar o sistema de saúde público”, acrescenta.
A ação faz parte do Serviço Farmacêutico Araujo que conta com oito programas de promoção da saúde: Hipertensão em dia, Diabetes em dia, Colesterol em dia, Autocuidado, Imunização, Programa Parar de fumar, Programa Perda de Peso, e Adesão à prescrição médica.
Saiba alguns casos em que o farmacêutico pode te ajudar
- Tosse, resfriado e febre;
- Caspa e queda de cabelo;
- Irritação nos olhos;
- Indigestão e desconforto estomacal, enjoos, intestino preso e diarreia;
- Corrimento vaginal;
- Micose de pele, alergias e coceiras na pele;
- Dores;
- Perda de peso;
- Vacinas;
- Teste de glicose;
- Controle da pressão arterial;
- Avaliação de lesões cutâneas
Serviço
Data: de 23 a 27 de julho
Local: em todas as lojas da Araujo
Atendimento: gratuito