Até o dia 03 de agosto, no Via Shopping Barreiro, a mostra “História Bordada: o Barreiro contado pelas bordadeiras da Oficina do Saber” exibe o encontro da história do bairro com a arte dos bordados de 48 artesãs da região. A mostra reúne mais de 60 peças de bordado, inclusive trançado em madeira, criadas por alunas do projeto social Oficina do Saber. 

Segundo a coordenadora da Oficina do Saber, Arlene Faria, a ideia da mostra surgiu como um desafio às alunas de expressarem a identidade de cada uma com o local em que vivem e a sua história. “Em cada tela nasceu um Barreiro amado por todos. Surge, nos primeiros bordados, um Barreiro rural que contempla fazendas, feiras, parques e sua biodiversidade. Logo em seguida, o seu desenvolvimento, com habitações, indústrias, transportes e diversidade humana. E, depois, os artistas retrataram, em especial, o lugar que as acolheu, o lugar onde vivem e fazem sua história – a Vila Cemig. Para cada bordadeira foi pensado um trabalho específico. Para cada trabalho, um tempo dedicado. A cada obra, um retrato da alma”, conta Arlene. 

exposicao barreiro_foto2 (2)

A exposição é uma realização dos freis agostinianos, por meio da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), mantenedora do colégio Santo Agostinho e de obras sociais agostinianas.As artistas são alunas da Oficina do Saber, um projeto da Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), uma das obras sociais da SIC, que atende jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade pessoal e social. O projeto promove a inclusão social, cultural e digital de seus atendidos, por meio da qualificação profissional, da promoção da cidadania e do aumento da escolaridade, e oferece atividades de capacitação em informática, corte e costura e o curso de “Cidadania com Arte”, em que os alunos aprendem técnicas de artesanato, dentre elas, o bordado.