Com a estreia do Brasil na Copa já nesta semana, estabelecimentos comerciais podem garantir uma renda extra no período do mundial em 2018
Pode tirar do armário o uniforme oficial da seleção brasileira, assim como tirar o pó das vuvuzelas, apitos e pandeiros, pois a Copa do Mundo na Rússia chegou. E, com ela a oportunidade de se reinventar nos negócios gastronômicos e investir na criatividade. No Brasil, as comemorações ocorrem junto com as festas juninas e o princípio do inverno, o que significa mais oportunidades de faturar nos quitutes. Padarias, confeitarias, bares, restaurantes e profissionais autônomos podem garantir uma renda extra nessa época, aprendendo em cursos, aprimorando receitas e também investindo nas decorações verde e amarela.
Para conseguir um lucro maior nessa época é interessante fazer uma pesquisa sobre os produtos mais consumidos pelos torcedores, enfeitar a loja e oferecer degustação de petiscos e quitutes com as cores do Brasil. Já para os autônomos, uma boa opção é investir em cursos para melhorar seu desempenho na produção e comercialização. “Como no Brasil também é época de festas juninas, dá para inovar nas cores e misturar as duas comemorações, além de combinar as receitas com o friozinho típico da estação”, comenta Ana Carolina Felix, diretora da Nova Safra Food Service.
Entre os vários cursos ministrados pela Nova Safra neste mês estão: caldos, pastel frito, pães recheados, básico de salgados, pães temperados e crepes. São nestes cursos que os alunos poderão aprender a preparar caldo verde, pastel de carne seca, pãozinho de parmesão, coxinhas, empadinhas, pães de ervas, calabresa, laranja e amendoim, crepes de bacon com abacaxi, banana, muçarela, entre várias outras delícias.
Uma outra dica e uma ótima forma de chamar a atenção para os petiscos é investindo em seu visual. “Por ser um período mais frio, os petiscos de festa junina podem ser reciclados com a temática da Copa, como por exemplo, fazer pipocas e cocadas com as cores do Brasil. Além disso, os caldos de canjiquinha e mandioquinha, por serem amarelos, combinam bem com o cheiro verde, que torna tudo mais brasileiro. Ingredientes típicos de outros países como a farinha de milho e os feijões da culinária mexicana e a mistura de especiarias como cravo, canela, noz-moscada, gengibre, pimenta-do-reino e gergelim da cozinha árabe, também podem dar um toque a mais em comidas brasileiras. Sobre a decoração, ela nem precisa ser cara, muitas vezes, só de fazer as bandeirinhas de papel de seda da festa junina com as cores do Brasil já confere ao estabelecimento um ar festivo e esportivo”, destaca Ana Carolina.
O importante é entrar no clima da festa, chamar a atenção dos clientes e oferecer um diferencial apetitoso no cardápio com tira-gostos maravilhosos e criativos no período da Copa do Mundo. Inovar nos salgados, petiscos, quitutes e na decoração do ambiente é uma boa opção.