Mostra, que será realizada de 13 de junho a 15 de julho, tem entrada gratuita e inclui obras de arte que remetem a aspectos do Brasil
Para exaltar a cultura brasileira, o Shopping Minascasa vai realizar, de 13 de junho a 15 de julho, a “Exposição Brasil”, com telas e esculturas que remetem a aspectos do país. A mostra é integrada por cinco artistas: o escultor José Adolfo e os artistas plásticos Mario Teixeira, Samora Délcio, Sérgio Ribeiro e Valdete Lino. A entrada é gratuita e a exposição ficará na praça central do Minascasa, localizado na av. Cristiano Machado, 3411 – Ipiranga.
As esculturas de José Adolfo, esculpidas em barro, tem como inspiração as lavadeiras da cidade mineira de Januária, à beira do rio São Francisco, seus personagens e lendas do rio. “Fico feliz de ser parte desse país-brasão, onde todos nós, por nossos sonhos, com nossas vontades, alegrias e paixões, criamos essa joia. Tenho orgulho de participar da história e da cultura do Brasil”, afirma.
Já o artista Mario Teixeira desenha a linha de aproximação entre os contrastes das cidades e paisagens brasileiras de forma subjetiva. “Por meio de traços abstratos, as paisagens que compõem a imagem dos lugares ganham cor e densidade, sem perderem seus pontos de indefinição”, declara Teixeira.
O artista plástico mineiro Samora Délcio é considerado um abstratista moderno. Assim como o Brasil, conhecido por sua diversidade de fauna, flora e cores, Délcio tem uma maneira particular de expor as cores e as flores. “As cores vibrantes e os traços da obra representam de maneira especial nosso país, com uma visão singular das nossas favelas e flores”, revela.
A brasilidade também está implícita na obra de Sérgio Ribeiro, que transita entre o realismo e o abstrato. Algumas criações trazem fragmentos de paisagens adentrando bambuzais de forma sutil, chegando às tramas e às folhas que aparentam estar ao vento. “Busco expor nas obras um sentimento que tenho pela natureza”, acrescenta.
As obras de Valdete Lino retratam a brasilidade presente na miscigenação do Brasil. Na abstração ou no figurativo, a maior inspiração da artista é o movimento da vida, cercada de fé, cor, música e dança. “Falo também da euforia e emoção do nosso futebol, desse momento em que, com ele, consagramos a alegria e a descontração do povo brasileiro”, comenta Lino.
De acordo com a analista de Marketing do Minascasa, Kamila Pires, a mostra reforça o compromisso do shopping em abrir espaço de convivência para a comunidade. Nesse período da realização do maior campeonato de futebol do mundo, o Minascasa exalta a brasilidade presente nas obras dos artistas. “O público poderá conferir telas e esculturas, que mostram as belezas do nosso país. A mostra também é uma forma de entrarmos na torcida pelo time do Brasil nessa época”, afirma.