Criada em janeiro, Coopercon-MG busca melhores preços e prazos com fornecedores de insumos e prestadores de serviço para construtoras

A Cooperativa da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Coopercon-MG), iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), comemora os bons resultados do seu primeiro ano de atuação.

Em operação desde janeiro, a cooperativa reúne mais de 60 das principais construtoras associadas ao Sinduscon-MG e visa conseguir preços mais competitivos para as cooperadas junto a fornecedores de insumos e serviços especializados, como aços longos cortado e dobrado, concreto, elevadores, argamassa, cimento, porcelanato, pisos, tintas, metais, tubos e conexões. De lá para cá, gerou negócios da ordem de quase R$ 12 milhões, movimentou a cadeia produtiva da construção civil no Estado e ajudou pequenas e médias construtoras a lucrarem.

O sócio da Fibracon Construtora, Eustáquio Peixoto, participa da cooperativa desde o início e conta que os ganhos são consideráveis. “Hoje eu só faço compras pela cooperativa. Logo no início, comprei um elevador hidráulico e consegui uma economia de aproximadamente R$ 40 mil. Desde então, não perco mais tempo fazendo orçamentos”, conta.

“A grande vantagem é o poder de barganha, que eu não conseguiria negociar com os fornecedores. Minha margem de lucro aumentou com a cooperativa. Indico de olhos fechados o serviço para todo o setor, sobretudo, as pequenas construtoras”, recomenda.

Para o supervisor da Coorpercon-MG, João Lopes da Silva, a cooperativa cumpre o seu papel de contribuir para o desenvolvimento do setor da construção e projeta crescimento para o próximo ano. “Geramos um valor de negócios significativo em um ano de grande recessão econômica. Nesse projeto todos saem ganhando, inclusive os fornecedores, pois assim eles têm maior facilidade para programar a produção e sua logística, o que resulta em uma operação mais eficiente”, afirma.

“Nossa expectativa para 2018 é de uma rápida retomada no crescimento do setor e consequente aumento na adesão das construtoras. Temos um potencial de crescimento grande. Com os custos de construção menores, abre-se a possibilidade de redução no preço final das unidades, beneficiando também aos consumidores”, acrescenta.

Melhores preços estão em Minas Gerais

No dia 11 de dezembro, na sede do Sinduscon-DF em Brasília, foi realizada a última reunião do ano das Coopercons. No encontro, que é realizado a cada três meses, foram discutidos os últimos balanços e comparativos de preços de insumos e a Coopercon-MG foi considerada a que possui os melhores preços de todo o Brasil.

“As oito cooperativas do país trocam informações de preços de insumos básicos e compilam dados, como volume negociado, preço e preço unitário. No levantamento anual das cooperativas, foi observado que o Estado de Minas Gerais possui os melhores preços de aço, cimento e concreto”, destaca o presidente da Coopercon-MG, Juliano de Noronha Graça.

“A Coopercon-MG é a mais nova dentre as cooperativas da construção no país e nosso ano de partida foi muito eficiente. Fechamos boas parcerias, bons preços. Isso prova que temos potencial a ser explorado e temos sido eficazes. A cooperativa é uma oportunidade para as construtoras em Minas Gerais”, finaliza.