Primeira sessão vai ocorrer, no dia 15 de dezembro, às 11h, no Minas Shopping
O Minas Shopping firmou, neste mês, uma parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Associação Latinoamericana de Psiquiatria (Apal), Associação Mineira de Psiquiatria (AMP) e Cineart para lançar, com exclusividade em Belo Horizonte, o projeto Cinepsiquiatria. O objetivo é abrir espaço para a sociedade debater questões cotidianas e relacionadas à saúde mental, a partir da exibição de filmes e palestras sobre o tema a ser tratado. O longa-metragem escolhido para a estreia do projeto em Belo Horizonte, que vai ocorrer no dia 15 de dezembro, às 11h, no Cineart do Minas Shopping, é “Extraordinário” (Wonder). A sessão da primeira edição é destinada exclusivamente a convidados.
Como debatedores, estarão presentes os psiquiatras Antônio Geraldo da Silva, presidente eleito da Apal, e João Romildo Fanucci Bueno. O longa-metragem “Extraordinário” retrata os desafios de um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele, pela primeira vez, frequentará uma escola regular e precisará lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos a sua volta. Depois da exibição do filme, os convidados poderão tirar dúvidas em relação ao tema abordado no filme.
“O Cinepsiquiatria é um sucesso nas cidades que recebem o projeto. A ideia é orientar a sociedade e é preciso desmistificar os estigmas, além das doenças mentais e seus tratamentos. A ABP entende que a arte é uma importante ferramenta na construção do homem e da sociedade. Esse é um trabalho de responsabilidade social que leva o psiquiatra e o entendimento da psiquiatria cada vez mais para perto da população, com uma linguagem clara e sem intermediários Além disso, é uma forma de aproximar a população a essas questões e à própria área da psiquiatra, promovendo o debate e a aceitação das diferenças entre as pessoas. A parceria com o Minas Shopping é inédita e exclusiva em Minas Gerais”, declara o psiquiatra e orientador do projeto Antônio Geraldo da Silva.
De acordo com o gerente geral do Minas Shopping, Fábio Freitas, essa é mais uma ação de prestação de serviços aos cidadãos. “De forma pioneira em Belo Horizonte, estamos realizando esse projeto de grande relevância para toda a sociedade, alinhado com a atuação de responsabilidade social do Minas Shopping. Acreditamos que o Cinepsiquiatria será muito bem recebido pela população”, declara.