Novidades em infraestrutura e inovação são destaques da edição, que recebeu 480 expositores, cerca de 70 atividades de capacitação, rodada de negócios internacionais e Circuito Mineiro de Compras Sociais

​BH, 19 de outubro, de 2017 – Considerado o maior evento empresarial do Estado, o 31º Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas Food Show/2017), encerrará suas atividades às 22 horas desta quinta-feira, 19 de outubro, com números expressivos para o segmento. Realizado pela Associação Mineira de Supermercados e pelo Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão), o evento gerou R$ 1,85 bilhão em negócios diretos, 8,9% a mais que no ano passado, sem contar os acordos e parcerias que serão firmados a partir dos contatos realizados durante a feira. 

Ao longo dos três dias da Superminas, que teve início na última terça-feira (17), as 54,​7​ mil pessoas que passaram pelo Expominas, em Belo Horizonte, puderam conhecer as principais novidades e tendências dos setores supermercadista e de panificação, distribuídas entre os 480 estandes instalados na feira —número 20% maior que a edição passada—  e participar de cerca de 70 atividades direcionadas aos profissionais do varejo, entre elas palestras, talk shows, workshops, visitas técnicas, oficinas e fóruns.

O destaque deste ano ficou por conta dos expositores que apresentaram inovações e itens de infraestrutura para supermercados e padarias. A Utilar, por exemplo, trouxe do Rio de Janeiro um saco para lixo que espanta insetos, indicados, principalmente, para a destinação correta de resíduos orgânicos de restaurantes, de feiras de frutas e verduras, e de lixo doméstico. “Sabe-se que o lixo é um dos principais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, Zika, febre Chikungunya e febre amarela. Por isso, fomos em busca de uma solução diferenciada para o mercado”, afirma o sócio da empresa, Marcelo Sved.

De Blumenau (SC), a Senior, especializada em tecnologia para gestão, apresentou as novas soluções para o segmento, com destaque para a “solução Gestão de Supermercado na nuvem”, que oferece acesso ao sistema de qualquer lugar e por qualquer meio (notebook, tablet e celular). Além disso, a companhia demonstrou na feira o funcionamento do Self Checkout, solução de autoatendimento que facilita a compra de pequenos volumes e reduz custos com operadores de caixa.  

Atrações

A abertura da Superminas 2017 ocorreu no dia 17 de outubro e contou com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Na oportunidade, Pimentel visitou o espaço de feira e os projetos apoiados pelo governo de mineiro, como o Circuito Mineiro de Compras Sociais, uma parceria da AMIS e da AMIPÃO com a Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif) e o Espaço Mineiraria, coordenado pela Codemig.

No segundo dia de evento, a palestra do ex-técnico das seleções brasileiras masculina e feminina de vôlei, Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, foi a atração mais cobiçada pelos participantes. Bernardinho falou, em sua palestra “Em busca da excelência”, sobre motivação de pessoas; trabalho em equipe; liderança, e a busca de resultados. Já o grande destaque desta quinta-feira foi a apresentação do professor Falconi, com o tema “Em busca da produtividade”.

Sustentabilidade

Para realizar um evento com o mínimo possível de impactos ambientais e ainda contribuir com causas sociais, o Programa Vida, braço social e ambiental da AMIS, coordenado pela Comissão Feminina da entidade, contratou profissionais especialmente para percorrer os corredores recolhendo material reaproveitável para encaminhar a entidades que trabalham com reciclagem. Outra atuação foi o incentivo ao não uso do carro particular durante os deslocamentos para o evento, por meio de estímulos ao uso de transporte público e parceria com a Coopertáxi, que concedeu desconto aos usuários do serviço na Superminas. A premiação Estande Sustentável, em sua segunda edição, fomentou a prática de ações de redução do consumo de água e de energia elétrica, a reciclabilidade do estande, diminuição dos resíduos, o não desperdício de alimentos, o controle da emissão de gases causadores do efeito estufa, além de critérios de acessibilidade e responsabilidade social.

Entidades empresariais

A Superminas contou com a presença das principais entidades empresariais do estado. Além da parceria entre AMIS e AMIPÃO, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) é correalizadora da Superminas.  O Serviço Brasileiro de Apoio à Microempresa (SEBRAE-MG) é o apoiador. Estiveram presentes com estandes o Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e Sindicatos Associados e o Sistema FAEMG,  por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas).

Outra grande força é a presença do governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), parceira no Circuito Mineiro de Compras Sociais e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMIG), como fomentadora do evento.

Mais informações e as fotos do evento em www.superminas.org.br​ ​. ​​