Valter Teixeira contou sua trajetória de engraxate a dono de uma das maiores empresas de ensino de Minas
No almoço-palestra promovido pela Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE Minas Gerais), no dia 17 de outubro, na sede da FIEMG, o convidado foi o presidente da Rede Chromos, Valter Teixeira. Ele falou sobre sua impressionante trajetória de engraxate a proprietário de escolas que reúnem hoje, cerca de 10 mil alunos. “Vim de Bom Despacho para Belo Horizonte, onde, ainda criança, comecei a trabalhar como engraxate e lavador de carros, para ajudar a família”, relembrou.
O trabalho de office boy conseguiu no extinto Banco Nacional, onde chegou ao posto de subgerente. Nesse tempo, Teixeira fez o curso de Educação Física e exerceu a nova profissão no Serviço Social do Comércio (Sesc MG), por dois anos. Quando saiu da entidade, voltou para a área financeira no governo estadual de Minas. “Em seguida fui contratado pelo Grupo Algar como assessor financeiro onde fiquei por 10 anos. Logo depois, montei minha própria empresa de assessoria, com mais de 300 clientes”, disse.
Em 1994, o Chromos apareceu em sua vida. Teixeira adquiriu a unidade pré-vestibular, que estava em regime falimentar, com cerca de 1.200 alunos e 22 funcionários. Ele contou que tirou o nome de “cursinho” e iniciou um trabalho de reestruturação. Os bons resultados começaram em 1996, quando um aluno da instituição ficou em 1º lugar geral no vestibular da UFMG. “Ganhamos uma página inteira no extinto Diário da Tarde”, contou. “No dia seguinte, havia uma fila de jovens na porta da escola”, lembrou Teixeira. A publicidade gratuita fez dobrar o número de alunos do pré-vestibular.
Outro destaque ressaltado por Teixeira, foi a de derrubar o mito de que alunos de escolas públicas não conseguiriam entrar na UFMG. “Fui a essas escolas convidar estudantes, com os quais fizemos um vestibular simulado. A partir dos resultados, concedemos bolsas integrais ou parciais. E conseguimos colocar esses alunos nos primeiros lugares da Federal de Minas”, ressaltou.
“Coragem não nos falta para prosseguirmos em busca de nossos objetivos, assumimos os riscos, desafios e compromissos para garantir um ensino de qualidade, inovador e dinâmico àqueles que depositam confiança em nossa instituição de ensino” finalizou Teixeira.