Maristela Bretas

Os próprios atores citam a semelhança com a comédia “clássica” Feitiço do Tempo (1993), com Bill Murray e Andy MacDowell. Mas para os dias de hoje, “A Morte Te Dá Parabéns” (“Happy Death Day”) está mais para o drama “Antes que Eu Vá” (2017), em que uma jovem vive repetidamente o fatídico dia de sua trágica morte, enquanto tenta descobrir o que precisa consertar na sua vida cada vez que acorda.

A_Morte_Te_Dá_Parabéns_é terror_leve_no_estilo_déjà_vu_Cinemano_no_Escurinho (3)Para dar uma animada no filme, o diretor Christopher Landon transformou o que seria mais um romance de adolescentes em um terror leve, que não chega a ser “Premonição” nem “Pânico”, mas que apresenta um novo personagem do mal. O assassino em questão usa roupa preta e uma máscara horrorosa de gordinho tarado, carrega uma faca gigantesca e mata dia após dia a jovem Tree, vivida por Jessica Rothe, que foi coadjuvante em “La La Land”. Ela é uma estudante arrogante que trata mal os rapazes, as colegas de fraternidade e não dá atenção ao pai, mesmo no dia do aniversário dela.

Happy Death Day (2017)Até que é morta pela primeira vez, exatamente nesta data, pelo mascarado bochechudo. Ao acordar, ela descobre que está revivendo o dia anterior, numa sensação de “déjà vu” de sua morte. E ela terá de reviver esse momento, dia após dia, com pequenas variações de armas e locais. Só assim conseguirá descobrir quem é seu assassino e o porquê de ele querer tanto matá-la. Nesse meio tempo, vai conhecer Carter (Israel Broussard), o nerd que vai tentar ajudá-la a desvendar o mistério cada vez que ela despertar e lhe contar a história novamente.

Jessica Rothe está bem no papel, convence nos momentos de suspense e dá credibilidade a seu personagem. Israel Broussard faz o tipo de rapaz de filmes de adolescentes que nunca pegou uma garota e se sai bem. Se o espectador prestar atenção em alguns detalhes, poderá descobrir o assassino bem antes do final. Mesmo com Tree tendo deixado um rastro de inimigos em sua vida escolar, do tipo entra na fila pra me matar.

A_Morte_Te_Dá_Parabéns_é terror_leve_no_estilo_déjà_vu_Cinemano_no_Escurinho (4)Apesar de terror, “A Morte Te Dá Parabéns” vale como diversão, é bem conduzido, diálogos simples, alguns sustos e poucas risadas. Diferente de algumas produções da Blumhouse, que se especializou em filmes do gênero, do tipo “Corra!” (2017), “Fragmentado” (2017), “12 Horas para Sobreviver: O Ano da Eleição” (2016), “A Visita” (2015) ou “O Presente” (2015). Nada de muito novo, exceto a máscara do gordinho assassino, que deve disputar com a de “Pânico” e a do palhaço “Pennywise”, de “It – A Coisa” (2017) a preferência dos amantes do terror.

Ficha técnica:
Direção: Christopher Landon
Produção: Blumhouse Productions
Distribuição: Universal Pictures Brasil
Duração: 1h36
Gêneros: Terror / Suspense
País: EUA
Classificação: 14 anos
Nota: 3 (0 a 5)