Mostra de peças produzidas pelas alunas da Oficina do Saber, projeto da Escola Profissionalizante Santo Agostinho, será realizada de 5 de outubro a 10 de novembro no Viaduto das Artes. A entrada é franca
De 5 de outubro a 10 de novembro, a história do Barreiro, a segunda região mais movimentada e rica em diversidade cultural de Belo Horizonte, estará narrada na exposição “História Bordada: O Barreiro contado pelas bordadeiras da Oficina do Saber”. A mostra reunirá mais de 60 peças de bordado, inclusive trançado em madeira, criadas por alunas do projeto social Oficina do Saber e será realizada das 10h às 17h, somente de segunda a sexta-feira, com entrada gratuita, no Viaduto das Artes. A exposição é uma realização do Viaduto das Artes e dos freis agostinianos, por meio da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), mantenedora do Colégio Santo Agostinho e de obras sociais agostinianas.
A Oficina do Saber é um projeto da Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), uma das obras sociais da SIC, que atende jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade pessoal e social e oferece atividades de capacitação em informática, corte e costura e o curso de “Cidadania com Arte”, em que os alunos aprendem técnicas de artesanato, dentre elas, o bordado.
O projeto promove a inclusão social, cultural e digital de seus atendidos, por meio da qualificação profissional, da promoção da cidadania e do aumento da escolaridade. Segundo a coordenadora da Oficina do Saber, Arlene Faria, a ideia da mostra surgiu como um desafio às alunas de expressarem a identidade de cada uma com o local em que vivem e a sua história. “Na oficina, trabalhamos constantemente com os sentimentos das alunas, que expressam nas suas criações o seu modo de ver o mundo. Com esse trabalho, promovemos o resgate da cidadania, da autoestima e também da memória do local onde vivem”, afirma Arlene.
Sobre o Viaduto das Artes
O Viaduto das Artes é um projeto do escultor Leandro Gabriel, que, em 2006, ocupou um antigo sacolão abandonado há mais de 15 anos e iniciou uma luta para transformá-lo em um ateliê de arte. Atualmente, o local funciona como ateliê, galeria de arte e biblioteca aberta à comunidade, além de receber exposições gratuitas e atividades educativas para os alunos das escolas da região.
Sobre a SIC
A SIC (Sociedade Inteligência e Coração), dos freis agostinianos, é uma entidade civil de educação e assistência social, sem fins lucrativos, de caráter beneficente, cultural e de promoção humana. Com sede em Belo Horizonte (MG), está há 83 anos no Brasil, atuando com protagonismo e excelência nas áreas de educação, assistência e evangelização pastoral.
É a mantenedora do Colégio Santo Agostinho e de quatro obras sociais, no âmbito da educação, dentre elas a Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), no Barreiro, em Belo Horizonte. Atualmente, são atendidos diretamente pela SIC cerca de 8 mil alunos em três unidades do colégio e outros 3,5 mil alunos pelas obras sociais.
Serviço:
Exposição ‘História Bordada: O Barreiro contado pelas bordadeiras da Oficina do Saber’
Abertura: 5 de outubro de 2017, às 19 horas
Visitação: 6 de outubro a 10 de novembro
Horário: Das 10h às 17h, somente de segunda a sexta-feira
Local: Viaduto das Artes – Av. Olinto Meireles, 45 – Barreiro
Entrada Gratuita