Apesar do resultado, o Sincodiv-MG trabalha com a expectativa de fechar o ano com números positivos em todos os segmentos

 

Belo Horizonte, 4 de outubro de 2017 – Dados divulgados pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Minas Gerais (Sincodiv-MG) relativos ao mês de setembro apresentaram queda no número de emplacamentos nos segmentos de “varejo de automóveis e comerciais leves” e “motos”. Já o segmento de “caminhões” apresentou pequena alta na comparação com o mês de agosto.

 

A retração no mês passado no número de emplacamentos do segmento de varejo de automóveis e comerciais leves, foi de 14,86% em relação a agosto. Ao todo, foram emplacadas 7.492 unidades em setembro, contra 8.800 emplacamentos em agosto. Em relação a setembro de 2016, quando foram emplacadas 7.379 unidades, um pequeno aumento: 1,53%.

 

Quando considerado, no segmento de automóveis e comerciais leves, a inclusão de frotistas e locadoras nos números, a queda foi menor, chegando a 0,86%, em relação a agosto. Na comparação com setembro de 2016, o crescimento foi de 59,09%.

 

O segmento de motocicletas também apresentou queda, chegando a 16,11% em setembro em relação ao mês anterior. Foram emplacadas5.644 unidades em setembro, contra 6.728 unidades em agosto. Na comparação com o ano passado, quando foram emplacadas 6.150motocicletas, a retração foi de 8,22%.

A exceção foram os emplacamentos de caminhões, que apresentaram crescimento de 12,84% em setembro. Foram licenciadas 694 unidades em setembro, enquanto houve 615 no mês anterior. Já na comparação com os números de setembro do ano passado, quando foram emplacados 679 caminhões, o aumento chegou a 2,20%.

 

 

Para o presidente do Sincodiv-MG, Camilo Lucian, a melhora da economia como um todo tem sido determinante para a volta da confiança.

 

“A queda nas taxas de juros, aliada a melhora nos índices de desemprego e da inadimplência, vem atuando de forma positiva na intenção de compra do consumidor. Apesar da retração nesse mês, quando comparado com igual período do ano passado, os resultados

​ veem

 

​​apresentando melhoras

. A expectativa é

​de

fechar o ano com números positivos e consolidar a retomada em 2018″, concluiu Lucian.