80 anos de fundação da Sociedade Inteligência e Coração (SIC) também serão lembrados nas homenagens a partir do dia 22
No mês em que é comemorado o Dia de Santo Agostinho – dia 28 de agosto -, o Colégio Santo Agostinho programou diversas atividades religiosas, culturais e esportivas nas unidades Belo Horizonte, Nova Lima, Contagem e na nova unidade do bairro Gutierrez, Colégio Santo Agostinho – Regina Pacis. Também os 80 anos de fundação da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), mantenedora do Colégio e obras sociais dos freis agostinianos, serão lembrados nas comemorações, voltadas para alunos, pais, colaboradores das unidades, lideranças, representantes da Arquidiocese de BH e a comunidade em geral.
As comemorações serão abertas no dia 22, às 19 horas, na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correa (Rua Bernardo Guimarães, 2.700, no bairro Santo Agostinho) com a celebração de uma missa, promovida pelo Colégio Santo Agostinho e os frades agostinianos, em ação de graças pelo dia de seu Padroeiro e os 80 anos da fundação da SIC.
Como parte da programação, a Unidade Nova Lima realiza no dia 24, às 18h45, no 5º piso da Unidade, a Missa de Santo Agostinho, presidida pelo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, que contará com a presença de pais, alunos e toda a comunidade escolar, além de lideranças da SIC.
As comemorações continuam no sábado, dia 26, das 15h às 21h, com a Festa do Ex-Aluno 2017, já tradicional na Unidade BH e, de 12h às 17h, na Unidade Nova Lima, que está completando dez anos este ano. O evento terá atividades esportivas, apresentações musicais, espaço para brincadeiras e muita confraternização entre antigos colegas de classe.
Neste ano, um vídeo gravado pela Unidade BH com o sr Rondon Pessoa de Mendonça, de 94 anos, aluno da primeira turma de 1934, convida a todos para participarem da festa. O ex-aluno, que entrou ainda no antigo período admissional, cursou todo o ginásio no Colégio Santo Agostinho – Belo Horizonte. A filha dele, Mônica Maria Pessoa de Mendonça, contou que na volta para casa ele estava muito emocionado com a gravação e afirmou: “Foi uma coisa linda, gostei muito de ter ido ao colégio”. Pai e filha prometem participar de todas as solenidades.
Os pais de alunos que quiserem conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de Santo Agostinho poderão participar da Expo Agostiniana, de 21 a 25 de agosto, com visitação aberta nos horários de entrada e saída dos turnos, reunindo diversos trabalhos realizados desde o início do ano. O tema da Unidade BH é o mesmo da Campanha da Fraternidade deste ano – “Cultivar e guardar a criação” (Gênesis 2,15).
Já na Unidade Nova Lima foi escolhido o tema “Da interioridade à práxis: a espiritualidade agostiniana hoje”. Na Unidade Contagem, várias atividades acontecem durante o mês que marca a vida agostiniana, entre elas, uma palestra ministrada pela professora doutora de Filosofia da PUC Minas, Silvia Contaldo, autora da obra “Cor inquietum – uma leitura das Confissões de Agostinho”, no dia 25 de agosto para alunos do Ensino Médio.
Encerrando as homenagens, no dia 28 de agosto, dia de Santo Agostinho, também na Unidade Contagem, haverá celebrações para os alunos e colaboradores às 08h50 e 14h40 e, na nova unidade do colégio Santo Agostinho – Regina Pacis, a celebração será às 18h para toda a comunidade escolar.
Sobre a SIC
A SIC (Sociedade Inteligência e Coração), dos freis agostinianos, é uma entidade civil de educação e assistência social, sem fins lucrativos, de caráter beneficente, cultural e de promoção humana. Com sede em Belo Horizonte (MG), está há 80 anos no Brasil, atuando com protagonismo e excelência nas áreas de educação, assistência e evangelização pastoral.
É a mantenedora do Colégio Santo Agostinho, unidades Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima, além de quatro obras sociais no âmbito da educação (uma no Barreiro, em Belo Horizonte, uma em Contagem, uma no Rio de Janeiro e uma em Bragança Paulista – SP e de projetos socioambientais em São Félix do Araguaia – MT). Atualmente, são atendidos diretamente pela SIC cerca de 8 mil alunos nas três unidades do colégio e outros 3,5 mil alunos pelas obras sociais.
Sobre o Colégio Santo Agostinho
Uma das maiores instituições educacionais do país, o Colégio Santo Agostinho foi fundado em Belo Horizonte (MG), em 1934, pelos freis agostinianos recém-chegados da Espanha. Já formou gerações de crianças e jovens ao longo de décadas de ensino, sempre primando pela excelência da educação oferecida e pelo trabalho de formação humano-cristã de seus alunos. Atualmente, atende a cerca de 8 mil alunos nas unidades de Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima, prestando serviços da Educação Infantil ao Ensino Médio. A partir de 2018, contará com uma nova unidade no bairro Gutierrez, Colégio Santo Agostinho – Regina Pacis.