A utilização da tecnologia em qualquer atividade é um caminho sem volta. Atenta às necessidades de modernização, redução de custos, segurança e agilidade nos negócios, a Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG) acaba de inaugurar na nova sede (rua Sergipe, 1000, Savassi), um local dedicado exclusivamente ao processo de certificação digital. A novidade faz parte da premissa da entidade de ampliar o leque de serviços prestados aos associados.

A estrutura montada pela entidade, que está localizada ao lado da sala do associado, permite também que pessoas físicas e jurídicas, de outros segmentos, tenham acesso ao sistema. Sendo assim, as partes envolvidas na compra e venda podem, por exemplo, fechar um contrato e iniciar imediatamente o encaminhamento do negócio. A CMI/Secovi-MG oferece preços especiais aos filiados interessados na certificação, que é realizada em parceria com o SPC Brasil e tem validade de um, dois ou três anos, além de disponibilizar o estacionamento. 

O certificado digital é uma ferramenta imprescindível para pessoas jurídicas e físicas. O documento possibilita comprovar, de forma segura, a autenticidade dos emissores e destinatários da documentação eletrônica, que podem ser os clientes da empresa ou órgãos públicos, como Receita Federal, Caixa Econômica Federal e prefeituras.

Privacidade e inviolabilidade das partes envolvidas, para assegurar as transações on-line e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica, são outros benefícios da certificação digital. A ferramenta garante também a redução de custos e tempo com deslocamentos e esperas da documentação por parte de cartórios, a desburocratização dos processos e a eliminação de papéis.

“A pessoa que opta pela certificação digital na entidade dispõe de custo menor e resolve sua situação de forma mais rápida e eficaz. A certificação digital é hoje uma necessidade e será cada vez mais exigida pelos órgãos públicos e clientes”, avalia o vice-presidente das Administradoras de Condomínios da CMI/Secovi-MG, Leonardo da Mota Costa, que utiliza a ferramenta na Pacto Administradora há um ano. 

Rapidez no processo

O diretor da imobiliária Luiz Vieira Netimóveis, Eduardo Vieira, também usufrui dos benefícios da certificação digital. Ele acredita que, além dos empresários, inquilinos, compradores e proprietários de imóveis só têm a ganhar com a ferramenta. “Esse serviço agiliza muito o processo. Além disso, tem a chancela do governo para órgãos como Receita Federal, tribunais e junta comercial”, observa. 

Já o proprietário da imobiliária Casa Mineira, Ivan Silva, destaca uma das vantagens da certificação digital: a agilidade do processo. “Na época do papel, um contrato de locação, por exemplo, demorava dez dias para ficar pronto. Agora, a gente resolve em 15 minutos”, comemora.