A 36ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador também será marcada pela solidariedade dos criadores e apaixonados pela raça. Neste ano, o Leilão Marchadores pela Vida, está “antenado” com as novas tecnologias, e vai leiloar embriões e coberturas. O evento beneficente, com renda destinada a entidades filantrópicas ligadas ao projeto, acontece no dia 25 de julho, às 20h30, no Expominas.
O projeto foi criado em 2014 pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) para arrecadar fundos para instituições filantrópicas que trabalham com pessoas com de câncer e dependentes químicos de baixa renda. Desde sua criação, o projeto Marchadores pela Vida já arrecadou mais de R$ 2 milhões e 600 mil reais. Somente no leilão do ano passado foram R$ 1,2 milhão. A expectativa da organização do evento é de superar essa marca neste ano.
Durante os 11 dias de exposição, o Marchadores pela Vida terá um estande no Parque da Gameleira onde serão vendidos produtos com a logomarca da ação. Todo o total arrecadado com a comercialização do material será revertido para ações sociais. Incrementando os eventos do Marchadores pela vida, será realizado no dia 28 de julho, às 15h, um bingo beneficente.
Recentemente, o então projeto recebeu o status de Associação, passando a ser denominado Associação Marchadores pela Vida que continua recebendo total apoio da ABCCMM, só que agora terá atuação própria.