A 36ª Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador irá contar com uma série de palestras técnicas gratuitas aos visitantes da exposição. No primeiro dia do evento, 18 de julho, às 18h, acontece a palestra “Produção de Vinhos de Inverno em Minas Gerais”, no auditório do IMA, dentro do Parque da Gameleira. Os palestrantes serão o premiado produtor de vinhos Eduardo Junqueira e o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Murillo Albuquerque. O evento tem vagas limitadas.
O vinho elaborado com uvas Sauvignon Blanc (Safra 2015) de Boa Esperança e processado na vinícola Experimental em Caldas (MG), na propriedade de Eduardo Junqueira, foi premiado com medalha de bronze em concurso no Decanter World Wine Awards 2017, realizado em Londres.
O vinho é produzido com a tecnologia da dupla poda desenvolvida no Núcleo Tecnológico Uva e Vinha da Epamig em Caldas. A pesquisa de Murillo Albuquerque para a idealização da técnica da dupla poda inverte o ciclo da videira.
Em seu doutorado na França, o pesquisador ouviu de um professor, que as melhores regiões do mundo para o cultivo da uva apresentavam tempo seco, noites frias e dias ensolarados, características comuns a região do Sul de Minas, nas proximidades da Serra da Mantiqueira. Murillo desenvolveu uma técnica que “enganasse” a planta. Seria necessário inverter o ciclo biológico da videira para que começasse a amadurecer em maio e ser colhida em julho.